Blog Oficial

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vitamina C: Mitos e verdades






Vitamina C evita gripe e resfriado MITO: "A vitamina C tem uma participação importante no sistema imunológico, já que fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por combater agentes infecciosos. Entretanto, o nutriente não tem capacidade de prevenir essas doenças", afirma a infectologista Raquel Muarrek, do Hospital Leforte, em São Paulo.







Depois que se está gripado ou resfriado, não adianta tomar suplemento de vitamina C. MITO: "O suplemento pode ajudar a diminuir os sintomas das doenças e abreviar os dias de mal estar, pois fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por combater os agentes infecciosos", diz a infectologista Raquel Muarrek.


Um adulto deve ingerir por dia entre 75 mg e 90 mg de vitamina C. VERDADE: "Mulheres acima de 18 anos devem consumir diariamente 75 mg de ácido ascórbico (vitamina C), e homens, 90 mg", diz a nutricionista Vivian Zollar, da Qualy Food Assessoria e Consultoria em Nutrição, em São Paulo, e membro das Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Nutricionistas.


Os alimentos com maior teor de vitamina C são as frutas cítricas. VERDADE: um kiwi possui cerca de 98 mg de vitamina C, enquanto um copo de suco de laranja contém aproximadamente 150 mg do nutriente, um pires de chá de morango 50 mg, uma goiaba 184 mg, uma manga 84 mg, um caju 200 mg e um papaia 62 mg.


O organismo consegue absorver toda a vitamina C ingerida. MITO: segundo a nutricionista Vivian Zollar, o organismo aproveita entre 70% e 90% da vitamina C ingerida. E nem adianta extrapolar no consumo para aumentar a absorção, pois o efeito vai ser o contrário. "Só para ter uma ideia, a assimilação é de 87% quando você consome de uma única vez 30 mg desse nutriente, cai para 65% ao ingerir 500 mg e para 50% aos 1000 mg. Tudo devido a um mecanismo de controle de excesso de vitaminas", conta a nutricionista funcional Gabriela Maia, do Rio de Janeiro. Daí a sugestão de consumir fontes de vitamina C algumas vezes ao dia. "Três a cinco frutas já dão conta do recado", garante a nutricionista funcional Camila Borduqui, da Clínica Doutor Alan Landecker, em São Paulo.


Todo mundo deveria tomar suplemento de vitamina C. MITO: para a nutricionista funcional Gabriela Maia, a necessidade de 75 mg a 90 mg do nutriente por dia é facilmente atingida pela alimentação. "Se comer um único kiwi você já tem o que precisa", exemplifica. Porém, há casos em que a suplementação é indicada. "Quem é muito ativo, atleta, praticante de atividades físicas intensas, tem doenças crônicas, resfriados ou gripes recorrentes, fuma, bebe demais, se alimenta mal ou vive em lugares poluídos expõe constantemente o organismo ao estresse, o que aumenta a produção de radicais livres. E é sabido que a vitamina C é um excelente antioxidante", afirma a nutricionista Robena Molinari, da Clínica Patricia Davidson Haiat Nutrição Funcional, no Rio de Janeiro.


A vitamina C fortalece os vasos sanguíneos, o que beneficia o coração. VERDADE: de acordo com a nutricionista Gabriela Maia, a vitamina C é importantíssima para a formação do colágeno e da elastina, que são as maiores estruturas componentes dos vasos sanguíneos. "Por isso, o nutriente ajuda a manter a elasticidade dos vasos e, consequentemente, o bom fluxo sanguíneo, além de prevenir a formação de placas de gordura que levam ao colesterol", conclui ela.


A vitamina C oxida rapidamente. VERDADE: a vitamina se perde em contato com o ar, a luz do sol e temperaturas altas. "Para que a oxidação seja menor, é recomendado ingerir alimentos ricos em vitamina C, como frutas e hortaliças, junto com fontes de vitamina E, um potente antioxidante encontrado nos óleos vegetais, nas sementes e nos grãos", ensina a nutricionista Robena Molinari. Outros cuidados que devem ser tomados são: sempre que possível, ingerir a comida crua; guardá-la na geladeira, longe da luz; consumir imediatamente após cortá-la, descascar ou prepará-la; cortá-la em pedaços pequenos para reduzir o tempo de cozimento, e fazer isso no vapor ao invés de usar água.






A vitamina C é essencial para quem malha ou quer combater o estresse. VERDADE: "Já está comprovado que o nutriente participa da formação do colágeno, agindo na manutenção da saúde dos tendões, dos ligamentos e das articulações. Por isso, ajuda a prevenir lesões em atletas e pessoas que praticam atividades físicas intensas, como corredores", conta a nutricionista Robena Molinari. Ela completa: "A ingestão diária de vitamina C também pode reduzir e modular a produção de cortisol, um hormônio gerado em situações de estresse".


A vitamina C dos alimentos ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. VERDADE:por ter ação antioxidante, a vitamina C combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular e agilizam o aparecimento das rugas e da flacidez. "Por isso é que, em alguns casos, a suplementação é indicada a partir dos 40 ou 50 anos, quando há uma queda acentuada na produção das fibras de colágeno, que dão sustentação à pele", explica a nutricionista Camila Borduqui.






O excesso de vitamina C pode causar diarreia e alterar testes laboratoriais. VERDADE: segundo a nutricionista funcional Camila Borduqui, apesar do nutriente não ser cumulativo no organismo, uma dosagem alta, acima de 2000 mg por dia, pode causar diarreia e sobrecarregar os rins na hora de excretar o excesso por meio da urina. E não é só. "A chamada hipervitaminose (excesso de vitamina) ainda pode dar resultado falso-positivo para alguns exames laboratoriais, constando, por exemplo, que a pessoa é diabética quando na realidade ela não é. Porém, basta interromper a superdosagem que o corpo volta rapidamente ao normal", completa a especialista.


A deficiência de vitamina C pode levar até a perda dos dentes. VERDADE: de acordo com a nutricionista Camila Borduqui, entre os sintomas que podem indicar um quadro de carência de vitamina C estão: depressão, ansiedade, confusão mental, alteração de humor, hemorragia, resfriado frequente, dor óssea, fratura, perda de dente, dor de cabeça e queda na imunidade.

Há exames para dosar a quantidade de vitamina C no organismo. MITO: "Como essa vitamina não é cumulativa, se a pessoa não consumir a dose recomendada num único dia e fizer um exame nesse mesmo dia, o resultado será que ela tem deficiência. Por isso é que o ideal é analisar o quadro clínico para indicar ou não a suplementação", avisa a nutricionista Camila Borduqui.


A vitamina C favorece a absorção do ferro, ajudando a evitar a anemia. VERDADE. Daí a recomendação de, sempre que possível, consumir uma fonte de ferro acompanhada por uma de vitamina C. Na prática, você pode ingerir, por exemplo, carne com suco de caju ou pingar algumas gotas de limão sobre o feijão.










É melhor tomar o suplemento de vitamina C em jejum. MITO: "Como há uma sinergia entre as vitaminas e minerais, em que um favorece a absorção do outro, prefiro indicar que a suplementação seja feita junto com as refeições", diz a nutricionista Camila Borduqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário