Blog Oficial

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Enxaqueca, o que é, e o que fazer.

O que é Enxaqueca?


A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça). A localização da dor normalmente é de um lado da cabeça, às vezes, dos dois.


Tratamento de Enxaqueca

Somente o médico pode dizer qual a melhor medicação para quem sofre de enxaqueca, mas as crises podem ser reduzidas ao evitar os fatores desencadeantes.

O que fazer quando estiver em crise?


•Esteja sempre preparado: os portadores devem ter a medicação para as crises sempre à mão

•Em caso de dor intensa, procure um local fresco e escuro para recostar, mas não deite

•Coloque gelo sobre as áreas doloridas

•Tome o medicamento recomendado pelo seu médico, mas nunca mais de duas vezes por semana

•Beba muita água e coma moderadamente

•Descanse.


Causas


Os fatores mais frequentes que podem iniciar uma crise são:

1. Alimentos e bebidas


•Queijos amarelos envelhecidos

•Frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego)

•Banana (principalmente d'água)

•Linguiças

•Salsichas e alimentos de coloração avermelhada, em conserva

•Frituras e gorduras

•Chocolates

•Café, chá e refrigerantes à base de cola

•Aspartame (adoçante artificial)

•Glutamato monossódico (tipo de sal usado como intensificador de sabor, principalmente em comida chinesa)

•Vinhos (principalmente o tinto)

•Cervejas e chope.


2. Hábitos alimentares e sono

•Ficar mais de cinco horas seguidas sem se alimentar

•Dormir mais ou menos do que o de costume.

3. Variações bruscas de temperatura e umidade do ar

•Entrada em ambientes frios, estando antes em ambiente quente e viceversa

•Ingestão de líquidos gelados com o organismo aquecido ou suando muito.

4. Fatores hormonais, emocionais e estresse

•É muito comum mulheres portadoras de enxaqueca apresentarem dor nas fases pré, durante ou após a menstruação

•Muitas mulheres têm as crises pioradas a partir do momento que iniciam o uso de anticoncepcionais orais

•Na menopausa, muitas mulheres melhoram espontaneamente e voltam a piorar quando iniciam a reposição hormonal.


Evite seis hábitos para prevenir a enxaqueca


As causas são genéticas, mas os sintomas podem ser desencadeados pelo estilo de vida.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e, dentre esses, 75% são mulheres. "Muitas podem ser as causas da enxaqueca, desde problemas tensionais, normalmente associados ao estresse, até resultantes de tumores, aneurismas, medicamentos fortes e até ressaca", ensina a especialista.


Quem sofre com a dor insuportável sabe o quanto é difícil ficar simplesmente esperando que ela passe. Mas, para além dos vários tratamentos para o problema, existem alguns hábitos que quem quer se livrar de vez da enxaqueca, deve abandonar. 

Abuso de analgésicos


Quem abusa de analgésicos para se livrar da dor, ou seja, toma mais de um comprimido por semana corre o risco de alimentar a própria dor. "O analgésico bloqueia todos os mecanismos de defesa natural para combate da dor de cabeça. O uso prolongado e indiscriminado desse tipo de medicamento faz com que o corpo fique dependente do medicamento", explica a neurologista Claudia Klein, especialista do Minha Vida.

Em outras palavras, o organismo fica viciado a tal ponto que passa a "produzir" a dor para que o analgésico precise agir. Além disso, o analgésico também impede a produção de serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, agravando a dor depois de certo tempo. "Muitas pessoas costumam tomar o analgésico ao menor sinal de dor e, assim, esquecem de tratar o problema. É preciso buscar tratamentos reais com medicação indicada o médico especialista", aconselha Claudia Klein.



Má alimentação

De acordo com a neurologista, alguns alimentos devem ser evitados por quem sofre de enxaqueca, como, por exemplo, o aspartame, condimentados, leite e derivados, alimentos cítricos, chocolate e café. "Esses alimentos contêm substâncias que interagem com a bioquímica cerebral do organismo, alterando a ação de determinadas enzimas e diminuindo a quantidade de serotonina, hormônio ligado à enxaqueca", explica Claudia Klein. Além disso, a especialista afirma que pior do que o consumo desses alimentos, é ficar em jejum por tempo prolongado - mais de 4 horas sem comer - ou ter uma alimentação baseada em frituras e doces, por isso, ter um cardápio equilibrado e controlado é uma ótima medida preventiva.


Tabagismo

Que fumar é uma bomba para o organismo, todo mundo já sabe. A novidade é que, além de todos os males, a nicotina ainda é associada à alteração da circulação sanguínea e enrijecimento dos vasos sanguíneos, o que, segunda a neurologista Claudia Klein, também pode acabar provocando a enxaqueca. Além disso, um recente estudo norueguês publicado pela revista médica Neurology avaliou seis mil estudantes e descobriu que o tabagismo, associado ao sobrepeso e ao sedentarismo, triplica as chances de jovens desenvolverem enxaqueca. Os autores disseram não ter ficado claro se esses fatores do estilo de vida provocam a cefaleia ou se eles agem mais como desencadeadores em jovens já vulneráveis. Pelo sim, pelo não, é melhor prevenir e ficar longe do cigarro.


Ser sedentário

Um dos grandes males da população, o sedentarismo afeta em muitos aspectos a qualidade de vida. Além de contribuir para o surgimento de obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, o sedentarismo é uma porta aberta para a enxaqueca.

Uma pesquisa conduzida na Suécia demonstrou que pessoas que se envolvem em um programa de atividades aeróbicas apresentam queda significativa na frequência e intensidade das dores de cabeça crônicas e enxaqueca. O programa de treinamento aplicado na pesquisa consistia em treino de 40 minutos de bicicleta ergométrica praticada três vezes por semana.

"A pessoa que sofre de enxaqueca já tem uma produção baixa de serotonina, e os exercícios físicos estimulam a produção desse hormônio. Se a pessoa não fizer nenhum tipo de atividade que compense essa baixa, vai ser difícil reverter o quadro", explica a neurologista Claudia Klein.



Consumir álcool

Como a enxaqueca é um problema de origem vascular, cuja dor é provocada pela contração e dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser uma opção ruim para quem lida com o problema. A especialista Claudia Klein explica: "As bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso provocam dilatação dos vasos do corpo e do cérebro, o que acaba acentuando o incômodo da enxaqueca."


Se render ao estresse

Tudo o que gera estresse e desequilíbrio para o organismo pode agravar a enxaqueca de quem já tem predisposição. Trabalho em excesso, ficar sem comer por muito tempo, nervosismo, insônia ou dormir pouco, chateação e outros problemas emocionais podem ser uma porta aberta para a dor incômoda. Quem sofre com os dramas do estresse, deve procurar tratamento. Buscar métodos, como massagem e acupuntura, e dar mais valor ao momentos de lazer e relaxamento são atitudes importantes. "A acupuntura é bem eficiente, pois provoca microestímulos que ajudam o corpo a recuperar o equilíbrio de forma natural", garante a neurologista Claudia Klein.


Você sabe se proteger da dor de cabeça?


Adotar alguns hábitos pode diminuir a frequência das crises

A cabeça lateja e a dor que começa fraquinha muitas vezes cresce até ganhar uma intensidade maior. Quem sofre com dores de cabeça não está sozinho nesse desconforto. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, aproximadamente 35 milhões de brasileiros sofrem com esse problema. De acordo com a SBC, temperaturas maiores do que 30 graus causam uma dilatação nas artérias do couro cabeludo, provocando dor de cabeça nas pessoas que são propensas a terem enxaquecas. Somado a isso, o nosso corpo passa por mudanças mais bruscas de temperatura sempre que entramos em cômodos com ar condicionado.


Além dos problemas com temperaturas, a falta de cuidados simples, como a alimentação e as noites mal dormidas, aumenta significantemente os casos de dor de cabeça. Segundo a SBC, muitas crises poderiam ser evitadas.

Segundo a Sociedade Internacional de Cefaleia, o termo cefaleia engloba todas as dores de cabeça existentes. Problemas como enxaqueca, migrânea, dor cervicogênica são outros tipos de complicações que fazem parte das cefaleias ou dores de cabeça.


Processados, certos tipos de queijo, café e chocolate.


Nota: Na maioria das vezes, alimentos desses grupos possuem um aminoácido chamado tiramina, que desencadeia crises de cefaleia em pessoas que estão propensas a esse problema. "Mesmo assim, os alimentos não são os provocadores mais comuns. Ao contrário disso, o jejum prolongado é frequentemente deflagrador de crises", diz a neurologista Thaís Rodrigues Villa, membro da SBC. Alimentos com cafeína, como o café e o chocolate, também alteram as funções de determinadas enzimas que causam dor de cabeça.

Mesmo que os analgésicos resolvam o problema, os médicos não aconselham e sempre apelar para ele. Segundo a SBC o grande número de casos de cefaleias criou na população o costume de consumir analgésicos sem prescrição médica. Desse modo, ao invés de eliminar a dor, contribuem para o agravamento da dor em longo prazo. Uma boa opção é procurar um lugar onde nossa visão e audição não sejam tão estimuladas, já que boa parte dos casos de dor de cabeça são causados por sensibilidade à luz e barulho.

As crises de cefaleia não têm idade para começar ou terminar. Crianças podem sofrer com o problema, que muitas vezes é negligenciado pelos pais. Para piorar, as crises de dor de cabeça em uma criança podem durar até 72 horas, enquanto nos adultos uma crise de enxaqueca dura em média quatro horas.

Os neurônios de quem tem enxaqueca são mais sensíveis a luz e calor, o que pode provocar inflamações nos vasos sanguíneos. Picos de pressão, também podem provocar uma dilatação nas artérias, desencadeando uma crise de cefaleia. Já o fígado e o estômago não têm envolvimento na crise de enxaqueca. "Como os sintomas de náusea, sensação de estômago pesado e, muitas vezes, vômitos fazem parte da crise de enxaqueca, acredita-se que esses são causados por doenças nesses órgãos", diz Thaís Villa.


Forçar a visão durante um período muito longo pode causar dor de cabeça.


Segundo um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte, pessoas que tem problemas de visão, tem aproximadamente 1,5 mais vezes de sofrer com dor de cabeça do que aquelas que estão livres desta condição. Isso acontece porque pessoas com miopia, hipermetropia e astigmatismo forçam a visão durante períodos muito longos, o que causa dor de cabeça no final do dia.


Tomar sorvete pode causar dor de cabeça? 

Sim

Muitas pessoas que já tem algum tipo de dor de cabeça crônica sofrem dores ao ingerir sorvetes ou qualquer outra substância gelada. É uma dor de pouca duração mais de grande intensidade. De acordo com o neurologista Abouch Krymchantowski, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, acredita-se que isso ocorre por que há uma súbita e intensa contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos do interior da cabeça, quando a substância gelada toca o palato mole, que constitui o "céu da boca".





Quantos copos de água você bebe por dia?

Ideal : dois litros por dia, em média.


Não devemos esperar a garganta secar para ingerirmos líquidos. Devemos tomar em média dois litros de água diariamente para manter o corpo hidratado. Quando o corpo está desidratado a densidade do sangue muda, o que pode dificulta a circulação sanguínea e pode desencadear crises de dor de cabeça.


Quando você sai de casa em um dia ensolarado . . . 

Use chapéu, boné e óculos escuros para se proteger do sol.


Proteger os olhos da claridade ajuda a combater as dores de cabeça, mas isso nem sempre é o suficiente. Usar um chapéu ou boné para proteger a cabeça do calor também é importante. Quando os vasos sanguíneos da região ficam muito dilatados por causa do calor, o risco de crises de cefaleia aumenta.


Como você lida com o estresse?

Mesmo diante de situações complicadas, procura manter o estresse bem longe


Fique atento (a). O estresse está ligado a um tipo de dor de cabeça chamado cefaleia tensional episódica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, ela é caracterizada pela dor localizada na têmpora e nuca, tendo duração curta, porém intensa.


Você tem o hábito de fumar?

Há pesquisas que evidenciam que a nicotina tem efeitos analgésicos. Os estudos também mostram que os fumantes com dor crônica têm menos analgesia - sentem mais dor - que os não fumantes devido a mesma função entre a nicotina e analgésicos. Quanto maior for a dependência da nicotina maior será a intensidade da dor de cabeça.



Quem sofre mais com a dor de cabeça?


As mulheres

Crises agudas de enxaqueca são três vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens, segundo a Sociedade Americana de Dor de Cabeça. Isso acontece devido à queda na produção de estrógeno que acontece durante o período menstrual. As mudanças nos níveis hormonais decorrentes do ciclo menstrual têm grande influência na maneira como o cérebro lida com a dor. Isso significa que, quando o nível de estrogênio cai, a tendência é que uma dor que passaria despercebida se transforme em algo muito sofrido.


Alimentos que combatem a enxaqueca


Confira os nutrientes que podem reduzir os sintomas da dor de cabeça.

São muitas as causas da enxaqueca, ou mesmo de uma simples dor de cabeça: falta de sono, estresse, variações de temperatura, hábitos alimentares... Ainda há, no caso das mulheres, aquela dor de cabeça típica do período pré-menstrual. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 15% da população do planeta sofre desse mal, o que inclui, aproximadamente, 25 milhões de brasileiros afetados pela doença.


Além de usar medicamentos e evitar as causas acima, um dos poderosos remédios contra a enxaqueca pode ser o mesmo hábito que a provoca - a alimentação. Você sabia que alguns nutrientes têm o poder de aliviar os sintomas e reduzir essa complicação?

Selênio contra os radicais livres


Presente principalmente em salmão, ostras cruas, castanha do Pará, fígado de boi e farelo de trigo, o selênio é um mineral capaz de retirar os metais tóxicos do corpo. "Esses metais tóxicos, quando se depositam em nosso organismo, não só contribuem para o aumento dos radicais livres como podem causar sintomas de enxaqueca, além de elevar o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilibrio Nutricional.

A recomendação mínima diária de ingestão desse nutriente é de cerca de 55mcg para adultos, que é o equivalente a menos de uma castanha - fácil, não?

Magnésio para relaxar

O papel do magnésio no combate às dores de cabeça e enxaquecas foi demonstrado em uma série de estudos. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, a concentração de magnésio em nosso corpo afeta os receptores de serotonina - substância responsável por regular a percepção a dor e disposição - bem como outros receptores e neurotransmissores relacionados à enxaqueca.

"O magnésio também tem ação relaxante, o que pode amenizar a dor de cabeça quando a causa for por estresse, ansiedade e TPM", conta Roseli Rossi.

A recomendação diária é de 400mg para homens adultos e 350mg para mulheres adultas, o que equivale a, aproximadamente, três conchas cheias de feijão preto ou 300g de espinafre, por exemplo. Além desses dois alimentos, as principais fontes de magnésio são castanhas de caju, amêndoas, semente de abóbora, pistache, alcachofra, espinafre e chocolate meio amargo.


Aproveite a ação anti-inflamatória do Ômega3

O consumo em excesso de alimentos inflamatórios, como carboidratos refinados, gorduras e embutidos, provoca a produção de substâncias pró-inflamatórias, que causam a dilatação dos vasos e, consequentemente, a dor de cabeça. Nesse caso, o ômega3 é o melhor remédio. "Ele tem ação anti-inflamatória, combatendo essas substâncias causadoras de enxaqueca", afirma a nutricionista Roseli Rossi.


Entre as fontes de ômega3 estão salmão, sardinha, arenque, atum e semente de linhaça. A recomendação diária para adultos é de 1 a 2g, o equivalente a comer 100g de salmão.


Vitamina B12 mantem o cérebro funcionando!

A nutricionista Roseli Rossi afirma que a vitamina B12 é fundamental para o pleno funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade no corpo, que podem causar crises de enxaqueca.


"O sistema nervoso pode ser comparado com um sistema elétrico, onde os nervos são os cabos por onde a eletricidade passa", explica a nutricionista. Ao redor dos nossos nervos, existe uma "capa de gordura", chamada bainha de mielina, que é fundamental para a passagem do estímulo nervoso e a proteção do nervo.


"Na falta de B12, ocorre a desmielinização, que é uma espécie de defeito na bainha de mielina", completa Roseli.


São boas fontes de vitamina B2: fígado de boi, mariscos, ostras cruas, atum, ovos e leite. A recomendação diária é de 2,4mcg em adultos.


Invista nos antioxidantes

"As substâncias antioxidantes têm o poder de fazer a varredura do excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo", afirma a nutricionista Roseli Rossi. Essa ação contribui para o equilíbrio metabólico e o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória.


"Essas propriedades funcionais podem amenizar o sintoma de dor, interferindo indiretamente, portanto, na incidência de enxaquecas", completa Roseli.

Os antioxidantes estão presentes em diversas vitaminas, por isso o ideal é incluir muitas frutas, legumes e verduras no cardápio. Cenoura, mamão, abobrinha, vegetais e frutas alaranjadas, germe de trigo, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, oleaginosas e frutas vermelhas são ótimas fontes.


Modere os carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. Tanto a falta quanto o excesso desse nutriente podem ser um gatilho para disfunções metabólicas, tendo como um dos sintomas a dor de cabeça. Por isso, nada de cortar os carboidratos da dieta - mas, sim, maneirar na ingestão.


As principais fontes de carboidratos são pães, arroz e massas, de preferência todos integrais, que fornecem mais fibras.


Coma de três em três horas

De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, comer de três em três horas é importante para manter os níveis glicêmicos do organismo. Quando ficamos sem comer por muito tempo, sofremos uma hipoglicemia - baixa dos níveis glicêmicos - que pode causar dor de cabeça e pressão baixa.


Dor de cabeça aumenta o risco de depressão e distúrbios do sono


Pessoas com cefaleias também tem problemas de memória e déficit de atenção

Como se não bastassem as crises de dor de cabeça, pessoas com cefaleias, principalmente a enxaqueca, apresentam um risco maior de desenvolver outras doenças. Chamamos essa associação de duas doenças que ocorrem no mesmo indivíduo de comorbidades. Elas também são caracterizadas por dividir uma causa em comum. E quanto maior a frequência das dores de cabeça, maior a presença de comorbidades. Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre algumas dessas doenças associadas.



Dor de cabeça e distúrbios psiquiátricos:

Pessoas com enxaqueca e cefaléia do tipo tensional têm maior frequência de transtornos como ansiedade e depressão, principalmente se apresentam dor de cabeça diariamente. Em pesquisa realizada no Setor de Cefaleias da UNIFESP, foi observado também em crianças com enxaqueca uma maior frequência de sintomas psicológicos como preocupação excessiva, oscilações de humor e agressividade.

Dor de cabeça e distúrbios de sono:


Insônia, dificuldades em manter o sono com despertares recorrentes, mexer-se muito na cama, sonambulismo, bruxismo, são distúrbios de sono mais comuns em pessoas com cefaleias, tanto em adultos como em crianças. Também em pesquisa realizada na UNIFESP, crianças com enxaqueca apresentaram uma diminuição do sono REM, fase do sono mais profunda na qual sonhamos, comprovado pelo exame de polissonografia, o que pode provocar dificuldades de atenção e memória e pior desempenho escolar.



Dor de cabeça e outras dores:

Pessoas com dor de cabeça apresentam com maior frequência e intensidade outros quadros dolorosos como dor lombar, tendinites, dor facial, e a fibromialgia, onde a dor acontece no corpo todo. Cerca de 80% das pessoas com fibromialgia também apresentam dores de cabeça, e já apresentavam a cefaléia antes da fibromialgia.



Dor de cabeça e crises convulsivas:

Vários estudos comprovaram que pessoas com enxaqueca têm maior risco de sofrer uma crise convulsiva, principalmente se tiveram um tipo de enxaqueca que chamamos enxaqueca com aura, onde além da dor de cabeça, apresentam junto com a cefaléia sintomas visuais, como embaçamento, perda visual ou pontos brilhantes na visão e formigamentos no corpo.



Déficits de atenção e problemas de memória:

Queixas sobre déficit de atenção são muito comuns em pessoas com dores de cabeça, tanto em crianças como adultos. Ainda existem poucos estudos científicos sobre essa associação, porém um estudo brasileiro pioneiro, realizado no Setor de cefaleias da UNIFESP, demonstrou que, crianças com enxaqueca, quando comparadas com crianças sem cefaleia, apresentaram maior dificuldade em atenção e memória. Alguns estudos internacionais também encontraram essas dificuldades em adultos com cefaleia.



Tonturas:

Pessoas com dor de cabeça apresentam com mais queixas de tonturas, rotatórias (vertigens) ou não, tanto na crise de cefaleia ou mesmo fora dela. Tal situação favorece a ocorrência de diagnósticos equivocados como labirintites e mudanças na pressão arterial e, como consequência, tratamentos inadequados para pessoas com dor de cabeça.



Dor de cabeça e derrames cerebrais:


Estão em grande evidência estudos que encontraram uma maior associação entre a enxaqueca e doenças vasculares como o infarto cardíaco, e principalmente os acidentes vasculares cerebrais (AVC), chamados de derrames. E esse risco é ainda mais alto em pessoas com a enxaqueca com aura, e em mulheres que tem enxaqueca e usam pílulas anticoncepcionais e são fumantes.

Se você apresenta crises de dor de cabeça, principalmente a enxaqueca, deve observar o aparecimento de outros sintomas ou doenças. A boa notícia é que o tratamento da dor de cabeça, quando bem indicado, pode melhorar também as doenças associadas. O mais importante é não deixar de lado o sinal de alerta que é a cefaleia, achando que dor de cabeça é algo simples e corriqueiro. As doenças associadas tendem a acontecer ainda mais em pessoas que apresentam dores de cabeça frequentes ou há muito tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário