Blog Oficial

domingo, 20 de novembro de 2011

Rir te deixa mais esperto‏


  

Rir te deixa mais esperto‏


Rir te deixa mais esperto

Cérebros relaxados depois de boas risadas têm mais criatividade para resolver problemas lógicos
Robin Willians pode te deixar mais inteligente
Robin Willians pode te deixar mais inteligente


Pode parecer espantoso, mas ver uma comédia com o ator Robin Williams tende a deixar você mais esperto do que um documentário sobre física quântica. A descoberta foi feita por pesquisadores da Southwestern University, nos EUA.

Liderado por Karuna Subramanian, um estudo submeteu voluntários às trapalhadas do comediante. Eles tiveram melhores resultados ao resolver um quebra-cabeça de associação de palavras do que outros grupos de pessoas que assistiram a filmes de terror ou documentários científicos.

A capacidade de resolver problemas de associação está em uma região do cérebro, chamada córtex cingulado anterior, que por sua vez se vale de outras áreas destinadas a manter o foco em uma determinada estratégia. A descoberta aqui é que pessoas que estão sob estímulos positivos – e consequentemente de bom humor – aumentam a atividade dessa região do cérebro ao resolver tarefas, o que possivelmente ajudou a encontrar soluções criativas para resolver o problema.

Os voluntários que assistiram a filmes tensos como O Iluminado, no entanto, mostraram menor atividade na região em questão.

Fica a dica: está com um problema que precisa de raciocínio lógico e criativo para ser resolvido? Corra para a locadora e alugue uma boa comédia.

Fonte: Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário