Confira aqui algumas dicas úteis para o seu carro.
Velas
- As velas também são importantes para o bom funcionamento do motor.
- Substitua as de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos depois de 30 mil quilômetros. As mais recentes de platina precisam ser trocadas apenas a cada 60 mil quilômetros.
- Ao fazer essa substituição, verifique também os cabos de velas.
- Problemas de perda de potência, geralmente são ocasionados pelas velas, que devem estar sempre reguladas.
- Substitua as de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos depois de 30 mil quilômetros. As mais recentes de platina precisam ser trocadas apenas a cada 60 mil quilômetros.
- Ao fazer essa substituição, verifique também os cabos de velas.
- Problemas de perda de potência, geralmente são ocasionados pelas velas, que devem estar sempre reguladas.
Suspensão
A suspensão também merece a sua atenção.
- Faça uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas a cada 40 mil quilômetros.
- Os amortecedores devem ser substituídos nesse mesmo período.
- Se você pressionar o carro para baixo, ele deve subir uma vez e parar. Senão, os amortecedores estão sem função.
- Faça uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas a cada 40 mil quilômetros.
- Os amortecedores devem ser substituídos nesse mesmo período.
- Se você pressionar o carro para baixo, ele deve subir uma vez e parar. Senão, os amortecedores estão sem função.
Rodas/Pneus
Elementos essenciais para a sua segurança e da família, os pneus e rodas do seu carro devem estar sempre em boas condições de uso.
- O tipo dos pneus que equipam o seu veículo devem obedecer à indicação que vem no manual do proprietário.
- A cada duas semanas, ou antes de viajar, os pneus precisam ser calibrados ainda frios. Complete com a pressão correta indicada para os pneus, que vem impressa no manual do carro e nas tabelas específicas. Verifique também o estepe.
- O uso da tampinha na válvula de ar de cada pneu é fundamental para evitar que o bico receba impurezas.
- O momento ideal para a troca dos pneus é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles, são atingidas.
- Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção.
- Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente.
- Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, ou seja, os traseiros trocam de lado com os dianteiros, que passam em linha reta para os traseiros, sem alternar os lados.
- As rodas devem ser balanceadas após o rodízio, ou sempre que você substituir pneus.
- O tipo dos pneus que equipam o seu veículo devem obedecer à indicação que vem no manual do proprietário.
- A cada duas semanas, ou antes de viajar, os pneus precisam ser calibrados ainda frios. Complete com a pressão correta indicada para os pneus, que vem impressa no manual do carro e nas tabelas específicas. Verifique também o estepe.
- O uso da tampinha na válvula de ar de cada pneu é fundamental para evitar que o bico receba impurezas.
- O momento ideal para a troca dos pneus é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles, são atingidas.
- Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção.
- Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente.
- Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, ou seja, os traseiros trocam de lado com os dianteiros, que passam em linha reta para os traseiros, sem alternar os lados.
- As rodas devem ser balanceadas após o rodízio, ou sempre que você substituir pneus.
Motor
A vida útil do motor de um automóvel depende diretamente do cuidado que você tem com a sua manutenção.
- O filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros.
- Veja também as correias dentada, do alternador, da bomba d'água, da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros.
- Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.
- O filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros.
- Veja também as correias dentada, do alternador, da bomba d'água, da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros.
- Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.
Aditivos
Utilizar corretamente os vários tipos de aditivos, na hora de abastecer o tanque de combustível ou trocar o óleo do motor, é o segredo para que os proprietários de veículos consigam reduzir os gastos com sua manutenção, melhorar o desempenho do motor e economizar em consumo e troca de peças. Aditivo não é supérfluo. É uma forma de manutenção preventiva.
- Eles agem diretamente sobre as causas do desgaste excessivo de peças e componentes dos veículos, como a formação de depósitos no sistema de lubrificação e de admissão de combustível, falhas na lubrificação (especialmente em partidas a frio) etc. Além disso, os aditivos promovem economia de combustível e diminuem a emissão de poluentes.
- Eles têm, como principal função, manter e restaurar as condições originais dos sistemas mecânicos, garantindo que continuem funcionando em sua melhor faixa de desempenho. A utilização de aditivos no sistema de refrigeração evita a corrosão do sistema de arrefecimento e também melhora o consumo.
- Eles agem diretamente sobre as causas do desgaste excessivo de peças e componentes dos veículos, como a formação de depósitos no sistema de lubrificação e de admissão de combustível, falhas na lubrificação (especialmente em partidas a frio) etc. Além disso, os aditivos promovem economia de combustível e diminuem a emissão de poluentes.
- Eles têm, como principal função, manter e restaurar as condições originais dos sistemas mecânicos, garantindo que continuem funcionando em sua melhor faixa de desempenho. A utilização de aditivos no sistema de refrigeração evita a corrosão do sistema de arrefecimento e também melhora o consumo.
Lubrificação
A lubrificação é um dos elementos principais na preservação do motor. É preferível utilizar o óleo indicado pela montadora no manual do veículo.
- O nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro.
- A troca completa do óleo sintético deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do produto, geralmente entre 20 mil e 25 mil quilômetros. Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído.
- A cada troca de óleo, limpe o filtro de ar, que deve ser substituído depois de 10 mil quilômetros.
- O nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro.
- A troca completa do óleo sintético deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do produto, geralmente entre 20 mil e 25 mil quilômetros. Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído.
- A cada troca de óleo, limpe o filtro de ar, que deve ser substituído depois de 10 mil quilômetros.
Injeção eletrônica
A cada 40 mil quilômetros deve-se limpar os bicos da injeção eletrônica porque a sujeira presente no combustível pode entupir o sistema, aumentando o consumo e piorando o desempenho do motor.
Freios
- Os freios são itens importantíssimos para a segurança do seu veículo. Cuidando deles, você evita acidentes e garante maior vida útil para o seu carro.
- O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca.
- Recomenda-se a sua substituição anualmente.
- Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados.
- Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.
- As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados.
- Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos.
- O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca.
- Recomenda-se a sua substituição anualmente.
- Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados.
- Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.
- As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados.
- Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos.
Escapamento
O escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros.
- Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente.
- Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.
- Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente.
- Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.
Câmbio
- O nível de óleo do câmbio precisa ser verificado aos 25 mil quilômetros.
- A troca completa deve ser realizada a cada 50 mil quilômetros, conforme recomendação do fabricante.
- Evite apoiar o pé sobre o pedal da embreagem, pois provoca desgaste das peças, como rolamentos e discos de embreagem.
- Manter o carro numa subida, usando o pedal da embreagem e do acelerador, aumenta o consumo de combustível e gasta o disco e platô.
- A troca completa deve ser realizada a cada 50 mil quilômetros, conforme recomendação do fabricante.
- Evite apoiar o pé sobre o pedal da embreagem, pois provoca desgaste das peças, como rolamentos e discos de embreagem.
- Manter o carro numa subida, usando o pedal da embreagem e do acelerador, aumenta o consumo de combustível e gasta o disco e platô.
Bateria
- A bateria é um elemento crucial para o funcionamento do carro.
- Você deve verificar toda semana com o carro frio o nível de água. Trabalho dispensável para as baterias seladas, que não precisam de água.
- Para completar o nível, utilize somente água destilada. Nunca coloque qualquer outro tipo de líquido. Complete de forma que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, mas sem transbordar.
- Mantenha os pólos limpos.
- Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria.
- Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como rádio mais potente ou ar-condicionado, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de energia.
- Você deve verificar toda semana com o carro frio o nível de água. Trabalho dispensável para as baterias seladas, que não precisam de água.
- Para completar o nível, utilize somente água destilada. Nunca coloque qualquer outro tipo de líquido. Complete de forma que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, mas sem transbordar.
- Mantenha os pólos limpos.
- Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria.
- Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como rádio mais potente ou ar-condicionado, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de energia.
Arrefecimento(sistema de resfriamento do carro)
- O arrefecimento do motor é outro ponto a ser observado na manutenção do carro.
- Verifique toda semana, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório ligado ao radiador. Para completar o nível, use 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo.
- Uma vez por ano, deve-se substituir todo o líquido de refrigeração e limpar o sistema numa oficina.
- Com essas dicas, o motor do seu carro estará sempre funcionando bem.
- Verifique toda semana, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório ligado ao radiador. Para completar o nível, use 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo.
- Uma vez por ano, deve-se substituir todo o líquido de refrigeração e limpar o sistema numa oficina.
- Com essas dicas, o motor do seu carro estará sempre funcionando bem.
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