Blog Oficial

domingo, 20 de novembro de 2011

Confira aqui algumas dicas úteis para o seu carro.

Confira aqui algumas dicas úteis para o seu carro.

Velas

- As velas também são importantes para o bom funcionamento do motor.

- Substitua as de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos depois de 30 mil quilômetros. As mais recentes de platina precisam ser trocadas apenas a cada 60 mil quilômetros.

- Ao fazer essa substituição, verifique também os cabos de velas.

- Problemas de perda de potência, geralmente são ocasionados pelas velas, que devem estar sempre reguladas.

Suspensão

A suspensão também merece a sua atenção.

- Faça uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas a cada 40 mil quilômetros.

- Os amortecedores devem ser substituídos nesse mesmo período.

- Se você pressionar o carro para baixo, ele deve subir uma vez e parar. Senão, os amortecedores estão sem função. 

Rodas/Pneus

Elementos essenciais para a sua segurança e da família, os pneus e rodas do seu carro devem estar sempre em boas condições de uso.

- O tipo dos pneus que equipam o seu veículo devem obedecer à indicação que vem no manual do proprietário.

- A cada duas semanas, ou antes de viajar, os pneus precisam ser calibrados ainda frios. Complete com a pressão correta indicada para os pneus, que vem impressa no manual do carro e nas tabelas específicas. Verifique também o estepe.

- O uso da tampinha na válvula de ar de cada pneu é fundamental para evitar que o bico receba impurezas.

- O momento ideal para a troca dos pneus é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles, são atingidas.

- Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção.

- Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente.

- Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, ou seja, os traseiros trocam de lado com os dianteiros, que passam em linha reta para os traseiros, sem alternar os lados.

- As rodas devem ser balanceadas após o rodízio, ou sempre que você substituir pneus. 

Motor

A vida útil do motor de um automóvel depende diretamente do cuidado que você tem com a sua manutenção.

- O filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros.

- Veja também as correias dentada, do alternador, da bomba d'água, da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros.

- Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.

Aditivos

Utilizar corretamente os vários tipos de aditivos, na hora de abastecer o tanque de combustível ou trocar o óleo do motor, é o segredo para que os proprietários de veículos consigam reduzir os gastos com sua manutenção, melhorar o desempenho do motor e economizar em consumo e troca de peças. Aditivo não é supérfluo. É uma forma de manutenção preventiva.

- Eles agem diretamente sobre as causas do desgaste excessivo de peças e componentes dos veículos, como a formação de depósitos no sistema de lubrificação e de admissão de combustível, falhas na lubrificação (especialmente em partidas a frio) etc. Além disso, os aditivos promovem economia de combustível e diminuem a emissão de poluentes.

- Eles têm, como principal função, manter e restaurar as condições originais dos sistemas mecânicos, garantindo que continuem funcionando em sua melhor faixa de desempenho. A utilização de aditivos no sistema de refrigeração evita a corrosão do sistema de arrefecimento e também melhora o consumo. 

Lubrificação

A lubrificação é um dos elementos principais na preservação do motor. É preferível utilizar o óleo indicado pela montadora no manual do veículo.

- O nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro.

- A troca completa do óleo sintético deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do produto, geralmente entre 20 mil e 25 mil quilômetros. Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído.

- A cada troca de óleo, limpe o filtro de ar, que deve ser substituído depois de 10 mil quilômetros. 

Injeção eletrônica

A cada 40 mil quilômetros deve-se limpar os bicos da injeção eletrônica porque a sujeira presente no combustível pode entupir o sistema, aumentando o consumo e piorando o desempenho do motor.

Freios

- Os freios são itens importantíssimos para a segurança do seu veículo. Cuidando deles, você evita acidentes e garante maior vida útil para o seu carro.

- O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca.

- Recomenda-se a sua substituição anualmente.

- Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados.

- Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.

- As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados.

- Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos. 

Escapamento

O escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros.

- Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente.

- Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.

Câmbio

- O nível de óleo do câmbio precisa ser verificado aos 25 mil quilômetros.

- A troca completa deve ser realizada a cada 50 mil quilômetros, conforme recomendação do fabricante.

- Evite apoiar o pé sobre o pedal da embreagem, pois provoca desgaste das peças, como rolamentos e discos de embreagem.

- Manter o carro numa subida, usando o pedal da embreagem e do acelerador, aumenta o consumo de combustível e gasta o disco e platô.

Bateria

- A bateria é um elemento crucial para o funcionamento do carro.

- Você deve verificar toda semana com o carro frio o nível de água. Trabalho dispensável para as baterias seladas, que não precisam de água.

- Para completar o nível, utilize somente água destilada. Nunca coloque qualquer outro tipo de líquido. Complete de forma que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, mas sem transbordar.

- Mantenha os pólos limpos.

- Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria.

- Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como rádio mais potente ou ar-condicionado, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de energia.

Arrefecimento(sistema de resfriamento do carro)

- O arrefecimento do motor é outro ponto a ser observado na manutenção do carro.

- Verifique toda semana, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório ligado ao radiador. Para completar o nível, use 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo.

- Uma vez por ano, deve-se substituir todo o líquido de refrigeração e limpar o sistema numa oficina.

- Com essas dicas, o motor do seu carro estará sempre funcionando bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário