Blog Oficial

domingo, 20 de novembro de 2011

CUIDADOS COM OS DENTES DAS CRIANÇAS E RESCEM NASCIDOS

CUIDADOS COM OS DENTES DAS CRIANÇAS E RESCEM NASCIDOS

Aqui vão alguns cuidados que devemos ter com nossos filhos desde bebês.

1- Há um período correto para os dentes de leite nascerem?
Não, pois a idade média normal para o nascimento é por volta de 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais de 6 ou 8 meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões da normalidade. Também podemos ter dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do prazo médio, por volta de 2 a 3 meses de idade. Se isso ocorrer, procure o odontopediatra.

2- Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los?
Porque ele prepara o caminho para o nascimento dos permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico, o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); além de proporcionar uma mastigação e deglutição adequada e conseqüente digestão. Um dente de leite comprometido por uma cárie poderá levar a uma infecção do dente permanente. Além disso, quando deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.

3- O nascimento dos dentes pode provocar febre ou diarréia?
Sim, podem ocorrer alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril, e as fezes podem ficar mais líquidas. Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, deveremos oferecer ao bebê alimentos mais duros e modedores de borracha para massagear a gengiva.

4- Se a criança bater a boca e perder o dente, o que é preciso fazer?
Se a criança apenas bater a boca, deve-se procurar o odontopediatra, para o exame e a radiografia da região atingida, que fará uma avaliação do caso. Se houver trauma, passar soro fisiológico, para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra perda do dente, lavá-lo, em soro fisiológico ou leite, e levar ao odontopediatra, que fará a avaliação do procedimento adequado.
3215822359_0431c9595b.jpg
5- O) uso de mamadeira estraga os dentes? E de chupeta?
O uso da mamadeira após a erupção dos dentes poderá levar á chamada cárie de mamadeira, quando apresentar um uso descontrolado e contínuo. O fato de se adicionar outro componente, como açucar e cereais, leva a um aumento da cárie. Também recomendamos que a mamadeira noturna seja suspensa tão logo apareça o primeiro dente. Caso haja dificuldade, poderá se oferecer água pura. Essa redução deverá ser gradual. Já a chupeta ou a sucção do dedo levam a um desequilíbrio das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. O hábito da chupeta deverá ser interrompido por volta dos 3 anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar. Portanto, devemos encorajá-la a deixar o hábito, sendo, ás vezes, uma troca agradável e consciente.
A retirada do hábito de sucção do dedo requer mais conciência por parte da criança, força de vontade e sua colaboração, que poderá acontecer um pouco mais tarde. Nos casos mais severos, a avaliação de um psicólogo é recomendável.

6- Quando se deve começar a escovar os dentes do bebê?
Assim que eles começarem a nascer, com escova infantil e de cerdas macias. Antes disso, a boca e a gengiva do bebê já deverão ser limpas com a ponta de uma fralda ou com gaze embebida em água filtrada. Os hábitos de higiene, aprendidos quando crianças, serão levados para a vida adulta.

7-É fato que o uso de antibiótico pode manchar os dentes de leite?
O antibiótico que mais poderá causar manchas nos dentes de leite é a tetraciclina, quando administrada durante a gestação em grande quantidade e por um longo período. O mesmo pode ocorrer para os dentes permanentes, quando administrado à criança logo após o nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário