Blog Oficial

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dicas do dia a dia

Por dicas e cia

DICAS CASEIRAS IMPORTANTES PARA VOCÊ

COMO LIMPAR OS VIDROS:
Use uma solução com água e vinagre para limpar os vidros de sua casa. Depois use o jornal velho para dar brilho
.
COMO LIMPAR O VARAL:
Para você limpar o varal, experimente passar uma rolha cortada ao meio ou uma esponja úmida ao longo do varal. Fazendo isso de tempos em tempos ele vai ficar limpinho e só vai te ajudar!

COM OS PÃES AMANHECIDOS:
Não disperdice os pães amanhecidos. Eles são ótimos quando reaproveitados. Além disso você receberá muitos elogios pela sua criatividade.
Faça pudins com eles, recheie aves, ou faça torradinhas para acompanhar a sopa ou a salada, ou também corte em quadradinhos, frite na manteiga, ponha sobre um papel absorvente e depois os guarde em uma lata bem tampada.

COM SUAS JÓIAS OU BIJUTERIAS:
Deixe suas jóias e bijuterias sempre prontas para a festa. Passe um pano com um pouquinho de baton clarinho e depois esfregue bem com uma flanela: o baton some e o brilho aparece. No lugar de baton você pode usar pasta de dente, depois é só lavar as jóias.

LIVRE DA ACNE

O QUE É ACNE?
É uma doença de pele causada por uma obstrução dos poros associada ao excesso de produção de sebo (gordura). O acúmulo de sebo libera substâncias que irritam a pele, o que é denominado acne. Pode aparecer no rosto, costas, bumbum, tórax. Ela pode ser dividida em quatro graus:

GRAU I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

GRAU II: cravos e espinhas pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

GRAU III: cravos, espinhas pequenas, lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

GRAU IV: cravos, espinhas e grandes lesões císticas com muita inflamação, saída de pus e aspecto desfigurante. Representa a forma grave da doença.

GRAU V: quadro raro e grave. O paciente apresenta febre, dor nas articulações, perda de apetite. Pode ocorrer necrose das lesões (morte do tecido). Há risco de seqüelas graves (marcas, cicatrizes) graves.

abre_espinha.jpg
AS CAUSAS:
Elas variam entre bactérias, herança genética, hormônios, estresse, ansiedade, entre outros. “Quem tem a pele oleosa possui mais propensão a desenvolver acne, pois tem glândulas maiores e produz mais gordura (sebo)”.

PELE OLEOSA:
“Para evitar o apararecimento de cravos e espinhas, é preciso lavar corretamente o local com sabonetes específicos para esse tipo de pele à base de ácido salicílico, zinco, ácido glicólico ou enxofre. E lave apenas duas vezes ao dia. Também é importante usar produtos tônicos ou adstringente de manhã para controlar a oleosidade e filtro solar à base de gel ou gel creme e cremes e géis à base de ácido retinóico e antibióticos. Esses cuidados devem ser seguidos por toda a vida”.

AS CONSEQÜÊNCIAS:
Quando olhamos o espelho e identificamos uma indesejada espinha, já ficamos de mau humor. Mas os casos graves da doença, muito comum na fase adolescência, podem provocar baixa auto-estima, timidez e depressão. Além do mais, a pele pode ficar marcada.

DESDE O NASCIMENTO:
A acne também aparece em bebês e crianças. A neonatal ocorre em recém-nascidos ou no segundo e terceiro meses de vida. Acredita-se que isso aconteça por causa da transferência de hormônios maternos através da placenta, que estimulam as glândulas sebáceas do recém-nascido, ou durante a amamentação. Em poucos meses a acne regride, não necessitando de tratamento. A infantil surge a partir do terceiro mês de vida e a causa ainda é desconhecida. Geralmente desaparece gradativamente em três anos, contudo, pode permanecer por vários anos.

TRATAMENTO:
O tratamento é prescrito de acordo com o grau de acne e geralmente costuma ser longo. Comumente é feito por meio de medicamento oral ou tópico. Em alguns casos o anticoncepcional funciona bem. Mas nos casos mais graves, é indicado a esotretinoina, substância derivada da vitamina A. Ela reduz o tamanho das glândulas sebáseas e ainda normaliza a queratina na abertura do folículo piloso (poros). Também é indicado o peeling secativo de ácido salicílico ou de ácido retinóico. “Outra novidade é a luz clear light, que é a aplicação de uma luz azul, que diminui a contaminação de bactéria na pele. A limpeza de pele é indicada apenas quando se tem apenas cravos”. Em seguida é preciso seguir as orientações do médico, como não se expor ao sol e fazer a quantidade de sessões recomendadas. O sol pode provocar manchas na pele, por isso, no outono/inverno é a época ideal.

CUIDADOS NESCESSÁRIOS DURANTE E PÓS TRATAMENTO:
É necessário usar filtro solar e hidratantes do tipo oil_free (sem óleo) diariamente. “Ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, proteinas, sais minerais, antioxidantes e com baixo índice glicêmico (alimentos que não aumentam a taxa de açucar no sangue) é o ideal. Ao verificar picos de açucar no organismo, a insulina rapidamente entra em ação para controlar as alterações. Essa dose extra de hormônio estimula a produção irregular de andrógeno, considerado o principal responsável pelo aparecimento da acne”, diz a dermatologista Leticia.

VOCÊ SABIA?
A ACNE É CONSIDERADA UMA DOENÇA PORQUE É UM DISTÚRBIO DE UMA GLÂNDULA, A SEBÁCEA. CAUSAM LESÕES INFLAMATÓRIAS E PODEM OCASIONAR INFECÇÃO MAIS GRAVES.

LEVANTE SEU ASTRAL

GARANTA A HARMONIA EM CASA, ESTAR BEM CONSIGO MESMO, AJUDAR O PRÓXIMO… ENFIM, DICAS NÃO FALTAM PARA VOCÊ SE SENTIR CADA VEZ MELHOR E AINDA FAZER FELIZ QUEM ESTÁ AO SEU LADO. EXPERIMENTE!

Manter a alimentação balanceada, praticar atividade fisica regularmente, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas… enfim, todo mundo sabe que para preservar a saúde é preciso cultivar hábitos saudáveis. Fomos atrás de psicólogos, psiquiatra, professor de ioga, aromaterapeuta e uma professora de autoconhecimento com o objetivo de dar um reforço a essas regras básicas de qualidade de vida. Separamos 15 dicas práticas. Aproveite!

1 — Comece bem o dia. Segundo o professor de ioga, para que isso aonteça vale a pena apostar na sincronia entre respiração profunda e ritmada com o movimento. Para quem conhece, a saudação ao sol é a melhor forma de executar esta técnica, chamada de vinyasa, mas iniciantes podem fazer uma adaptação. Ele ensina: com movimentos ascendentes, inspire. Já ao fazer movimentos descendentes, expire. Então comece em pé, elevando os braços e inspirando. Desça o tronco e os braços à frente, expirando. Simples assim. Faça cinco vezes.

2 – Novamente, dê atenção à respiração. Para o nosso cérebro funcionar é preciso oxigênio. E é a respiração lenta e profunda que faz bem para a saúde e promove bem-estar, afirma. “Experimente parar alguns minutos e respirar profundamente. Você sentirá os benefícios: sua mente ficará mais clara e conseguirá focar a atenção no momento presente. Quanto mais profunda for sua respiração, melhor. O professor de ioga diz ainda que, para o ar novo entrar, o velho tem que sair. E, a cada respiração, expire mais profundamente para que o ar novo entre em seus pulmões. Contraia seu abdômen até todo o ar velho sair e deixe seus pulmões expandirem com a entrada do novo. Sinta a energia entrando em todo seu corpo, respire e viva.

3 — Seja um pouco criança. Como? Segundo a psicóloga, projetando as coisas boas que estão à sua volta, cultivando as relações e deixando o ambiente agradável.
“Para isso é preciso se cercar de objetos e pessoas com os quais se identifica. Isso em casa ou no ambiente de trabalho”
alegria.jpg

4 — Ponha-se mais no lugar do próximo. Iso fará com que tenha vontade de ajudar os outros. “Fazer o bem só faz bem, não só para quem recebe esta ação quanto para quem é solidário”. O narcisismo traz insatisfação. “A pessoa vai querer buscar mais, nunca estará completa. Já quem tem o espírito solidário, se sente melhor por fazer o bem e, com isso, ajudará a construir um mundo mehor”.

5 — Pense em você também. Ser solidário não significa esquecer de si próprio. A psicóloga lembra que, para ajudar, é essencial estar bem. “Para e se concentre nas suas necessidades . É o que chamamos de narcisismo primário. Quando a pessoa esquece de si mesma, não consegue ser boa cuidadora”. Assim, a dica é realizar coisas que façam você se sentir bem. “Más tudo tem que ter um significado. Pequenos agrados só funcionam quando têm algun sentido”.

6 — Escolha o que come. Que uma dieta balanceada faz bem à saúde, todo mundo sabe. Más você já ouviu falar que comer uma castanha-do-pará por dia garante a quantidade de selênio de que o organismo precisa? A nutricionista explica que o selênio possui ação antioxidante, ou seja, ajuda a eliminar substâncias tóxicas no organismo, retarda o envelhecimento e oferece proteção a pele contra os raios ultravioleta. Atum, miúdos, levedo de cerveja, gérmen de trigo, brócolis, couve, cebola, alho, repolho, rabanete e tomate são outras fontes importantes.

7 — Controle a TPM. Quem aguenta irritabilidade, nervosismo, ansiedade, mudança de humor, insônia e compulsão alimentar? Esses são alguns dos sintomas da tensão pré-mustrual, que podem ser minimizados com alimentação equilibrada. Tatiana Pimentel indica alimentos ricos em vitamina B6 (carne bovina, aves, ovos, peixe, aveia, banana, gérmen de trigo, levedo de cerveja, semente de girassol, abacate, cereais integrais, banana, leguminosas e castanhas), magnésio (cereais integrais e vegetais folhosos escuros, leguminosas, sementes, nozes, peixes, carne bovina, leites e derivados), ácido fólico (vegetais folhosos escuros crus) e triptofano (açai, damasco, banana, arroz e cereais integrais).

8 — Relaxe antes de dormir. A especialista em aromaterapia e psicóloga, recomenda o bom velho escalda-pés. Misture dois litros de água morna e 15 gotas de óleo essencial de lavanda e mergulhe os seus pés. Depois aposte numa automassagem. Não falha.

9 — Relaxe completamente e tenha uma boa noite de sono. A dica para uma noite bem-dormida é pingar duas gotas de óleo essencial de lavanda numa bolinha de algodão e colocá-la entre a fronha e o travesseiro.

10 — Harmonize sua casa. A dica da psicóloga, que trabalha com numerologia e feng shui, é distribuir cristais pelos ambientes.”Três são fundamentais: ametista, quartzo rosa e cristal de quartzo branco. É o trio da harmonia”. Ela explica que a cada sete dias eles devem ser colocados em água com sal grosso por uma noite. Também é bom ter flores frescas, acender incenso e deixar as janelas abertas para que o sol entre. Colocar sinos dos ventos nos corredores e perto das janelas também funciona. “Nas janelas, é muito bom pendurar cristais facetados para que, ao refletirem a luz do sol, formem um arco-íris dentro de casa.

11 — Elimine os pensamentos negativos. É preciso treinar a mente com os aspectos positivos da vida, “como observar apenas coisas boas e bonitas que reflitam a perfeição da Criação Divina. Isso é excelente e funciona mesmo”. As dicas são: fixar a atenção em flores, paisagens bonitas, ler bons livros, ouvir música suave e meditar. “Tudo isso tira a mente da escuridão e aumenta a luz.

12 — Aprenda a lidar com o sofrimento. A historiadora e professora de autoconhecimento e integração, diz que conviver harmonicamente com a realidade inclui se relacionar bem com situações boas, de prazer, e ruins, de dor. “Não adianta se apegar sómente ao que lhe dá prazer. O apego traz dor. Há pessoas que observam o pôr do sol e pensam. Que pena, ele vai acabar. É preciso curtir o momento”. Mais: ignorar o sofrimento não vai fazer com que deixe de existir.

13 — Pare de reclamar. Esse tipo de comportamento faz com que a pessoa desanime, perca o entusiasmo, fique com a autoestima cada vez mais baixa e deixa de ver as oportunidades que estão sendo oferecidas e, muitas vezes, podem não voltar. “Para mudar este padrão é importante desenvolver uma óptica mais abrangente, tentar descobrir o que a vida exige neste momento”. Como? Pergunte a si mesmo: Que dados novos isso me trouxe? O que posso aprender com essa situação? Como escolho lidar com ela? Qual habilidade preciso exercitar? Atenção? Paciência? Persistência? “O mais importante não é o que nos acontece, mas como reagimos diante desses fatos. Em uma situação de sofrimento, por exemplo, alguns se abatem, outros aproveitam para crescer”.

14 — De ollho no estresse. Você sabia que ele pode ser tanto negativo quanto positivo? Psiquiatra e psicoterateuta da Associação Brasileira de Psiquiatria, lembra que o estresse controlado motiva.”Já a falta de estresse pode levar ao tédio e a tristeza”. O problema acontece quando forem identificadas condições fisicas e psicológicas associadas, como sintomas cardiacos, dor sigicativa, ansiedade ou depressão.

15 — Mantenha o controle. Para administrar as pressões do dia a dia, recomenda-se a técnica de relaxamento, como exercícios de respiração profunda, meditação e massagem. Más há outras opções que podem estar bem à sua frente. Ouça música, tire férias, invista em atividades agradáveis, tenha tempo para o lazer, um animal de estimação e cultive o senso de humor nas situações difíceis. Ou seja, CURTA A VIDA!.

CUIDADOS COM OS DENTES DAS CRIANÇAS E RESCEM NASCIDOS

Aqui vão alguns cuidados que devemos ter com nossos filhos desde bebês.

1- Há um período correto para os dentes de leite nascerem?
Não, pois a idade média normal para o nascimento é por volta de 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais de 6 ou 8 meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões da normalidade. Também podemos ter dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do prazo médio, por volta de 2 a 3 meses de idade. Se isso ocorrer, procure o odontopediatra.

2- Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los?
Porque ele prepara o caminho para o nascimento dos permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico, o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); além de proporcionar uma mastigação e deglutição adequada e conseqüente digestão. Um dente de leite comprometido por uma cárie poderá levar a uma infecção do dente permanente. Além disso, quando deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.

3- O nascimento dos dentes pode provocar febre ou diarréia?
Sim, podem ocorrer alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril, e as fezes podem ficar mais líquidas. Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, deveremos oferecer ao bebê alimentos mais duros e modedores de borracha para massagear a gengiva.

4- Se a criança bater a boca e perder o dente, o que é preciso fazer?
Se a criança apenas bater a boca, deve-se procurar o odontopediatra, para o exame e a radiografia da região atingida, que fará uma avaliação do caso. Se houver trauma, passar soro fisiológico, para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra perda do dente, lavá-lo, em soro fisiológico ou leite, e levar ao odontopediatra, que fará a avaliação do procedimento adequado.
3215822359_0431c9595b.jpg
5- O) uso de mamadeira estraga os dentes? E de chupeta?
O uso da mamadeira após a erupção dos dentes poderá levar á chamada cárie de mamadeira, quando apresentar um uso descontrolado e contínuo. O fato de se adicionar outro componente, como açucar e cereais, leva a um aumento da cárie. Também recomendamos que a mamadeira noturna seja suspensa tão logo apareça o primeiro dente. Caso haja dificuldade, poderá se oferecer água pura. Essa redução deverá ser gradual. Já a chupeta ou a sucção do dedo levam a um desequilíbrio das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. O hábito da chupeta deverá ser interrompido por volta dos 3 anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar. Portanto, devemos encorajá-la a deixar o hábito, sendo, ás vezes, uma troca agradável e consciente.
A retirada do hábito de sucção do dedo requer mais conciência por parte da criança, força de vontade e sua colaboração, que poderá acontecer um pouco mais tarde. Nos casos mais severos, a avaliação de um psicólogo é recomendável.

6- Quando se deve começar a escovar os dentes do bebê?
Assim que eles começarem a nascer, com escova infantil e de cerdas macias. Antes disso, a boca e a gengiva do bebê já deverão ser limpas com a ponta de uma fralda ou com gaze embebida em água filtrada. Os hábitos de higiene, aprendidos quando crianças, serão levados para a vida adulta.

7-É fato que o uso de antibiótico pode manchar os dentes de leite?
O antibiótico que mais poderá causar manchas nos dentes de leite é a tetraciclina, quando administrada durante a gestação em grande quantidade e por um longo período. O mesmo pode ocorrer para os dentes permanentes, quando administrado à criança logo após o nascimento.

OBESIDADE DO PESO NORMAL?

PESQUISA DIVULGADA RECENTEMENTE COM MAIS DE DUAS MIL PESSOAS REVELA QUE, MESMO COM PESO ADEQUADO,62% DELAS TEM EXCESSO DE GORGURA LOCALIZADA E CORREM O RISC O DE SOFRER DE DOENÇAS RELACIONADAS AO SOBREPESO. SAIBA MAIS SOBRE ESSE NOVO TRANSTORNO.

Você nunca teve que se preocupar com a balança. Ao contrário, sempre que se sentiu de bem com a vida, sem a ameaça de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, ou qualquer outro problema relacionado ao sobrepeso, afinal, ao longo de toda a vida, conseguiu manter o peso indicado como ideal para a sua altura e idade. Mas, há pouco mais de um mês, os pesquisadores da Clínica Mayo (EUA) divulgaram uma descoberta, que, para muita gente,caiu como uma bomba: a obesidade do peso normal.

A notícia pode parecer contraditória, entretanto foi o resultado a que os cientistas chegaram após um estudo, que avaliou 2.127 pessoas com IMC (o famoso índice de Massa Corporal) até então considerado adequado. O IMC, muito usado pelos médicos para avaliar grupos de pessoas, é uma fórmula que idica o estado nutricional do indivíduo, desde a desnutrição grave até a obesidade, relacioando o peso à altura por meio de uma equação. Se o resultado for entre l8,5 e 24,9, o peso é considerado normal (veja quadro como calcular o IMC).

MÚSCULO X GORDURA LOCALIZADA
O que o estudo norte-americano demonstrou é que essa conta não é tão simples como se imaginava: o IMC não diferencia a massa muscular da gordura. E como a gordura é mais leve do que a massa muscular, a substituição de musculaos por tecido adposo pode acontecer sem alterações n o peso. Foi exatamente isso que os pesquisadores contataram: mais da metade das pessoas analisadas tinha excesso de gordura corporal.

“Um fisiculturista por exemplo,pode ser classificados como obeso”, pois o seu elevado peso corporal pode ter aumentado bastante o IMC. Entretanto ele estaria longe de ser gordo”, sendo, na verdade, muito forte, já que tem grande massa magra, e não massa gorda. Por outro lado, pessoas com peso considerado adequado podem ter perda muscular massa magra), mas manter uma alta taxa de gordura para seu tipo físico. Nesse caso, apesar de o aparente peso adequado dar uma tranquilidade ilusória, essa quantidade de gordura acima do normal poderá trazer todos os problemas de saúde que um obeso teria”, explica o médico esportivo e coordenador do curso de Treinamento Personalizado do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Unifesp, Fernando Torres
.
NUNCA PODERIA IMAGINAR QUE ISSO FOSSE ACONTECER COMIGO, PORQUE NUNCA FIQUEI ACIMA DO MEU PESO, NÃO TENHO FACILIDADE PARA ENGORDAR.
DE REPENTE, GORDA

Renata Maia, publicitária de uma famosa academia de São Paulo, 25 anos, 1,65m, 59 Kg, jamais precisou brigar com os ponteiros da balança e, até pouco tempo atrás, acreditava ser dona de uma saúde invejável. Más, ao realizar o exame de bioempedância (usado para avaliar a composição corporal do paciente) no fina do ano passado, um susto: descobriu que estava com 30% de gordura no corpo.

“Fiz um check-up há alguns meses e deu que meu colesterol estava muito alto, para uma pessoa da minha idade. Nunca poderia imaginar que isso fosse acoantecer comigo, porque nunca fiquei acima do meu peso, não tenha facilidade apara engordar. Estava com 61 kg. Mas o médico recomendou que fizesse atividade física e cortaase, ao máximo, frituras e gorduras. Comecei a fazer dieta e passei a fazer duas horas de exercícios por dia. Antes, treinava, no máximo,uma hora”, conta a publicitária.

Para a médica do hospital das clínicas (HC) de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Gláucia Duarte, Renata é o típico exemplo de paciente propenso à obesidade e peso normal, pois está dentro da faixa estabelecida como normal, mas, por algem motivo, apresenta aumento de adisposidade corporal.

A endocrinologista do HC faz um alerta: “Por meio desse estudo, indivíduos que visualmente estão adequados podem, na verdade, desenvolver doenças associadas à obesidade ou à sindrome metabólica, caso comprovada a obesida visceral. O principal risco é o desenvolvimento de doenças cardiosvulares - aumento do nível de triglicerídeos, acelerando processos de aterosclerose e maiores chances da ocorrência de eventos como infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC) - e metabólicas - como alterações no equilibrio da glécemia, favorecendo fatores de risco para o diabetes - mesmo na presença de IMC normal”.

Renata Maia permitiu que acompanhássemos seu retorn o ao médico, para checar se a dieta e os exercícios surtiram resultado. O novo exame de bioempedância revelou que tanto esforço valeu a pena: a taxa de gordura corporal em Renata caiu de 30% para 27%. Para manter a conquista, ela deverá continuar o novo estilo de vida.

EFEITO “SANFONA”

AQUI VÃO ALGUNS MOTIVOS PARA QUE VOCÊ NÃO ADOTE O “ENGORDA E IMAGRECE CONSTANTE“, POIS ESSE EFEITO É MUITO PREJUDICAL À NOSSA SAÚDE.
Um estudo conduzido por especialistas da Universidade de Glasgow (Escócia) sugere que o famoso “efeito safona”, provocado por dietas rigorosas, pode reduzir de maneira significante a expectativa de vida do paciente.
sanfona01878.jpg
Os cientista realizaram uma experiência com peixe e perceberam que o desequilíbrio alimentar reduziu a expectativa de vida deles em até 25%.
A pesquisa sugere que essa diminuição foi conseqüência do aumento do risco de morte súbita, que, segundo os especialistas, se deve ao “crescimento anormal” dos animais, provocado pela irregularidade em suas dietas.

CIRURGIA CORRETIVA DE VISÃO É CONTESTADA

O LASIK, cirurgia realizada em pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, tem sido alvo de contestações de algumas entidades e pacientes. Eles questionam as chances consideráveis de a cirurgia não produzir os efeitos desejados, além do risco de seqüelas. O Fool and Drug Administration (FDA), agência que regula o setor de saúde nos EUA, iniciou audiências públicas em abril deste ano para debater a técnica e pede que mais estudos sejam feitos para que a indicação de cirurgia não seja feita erroneamente.
olho_azul1.jpg
Um site conhecido como Lasik Disaster ficou famoso na rede por reunir dados contra a cirurgia e suas conseqüencias, que, segundo os criadores da página, podem ser desastrosas. As seqüelas mais comuns causadas pelo Lasik são olho seco e perda de visão. Um estudo afirma que até 60% dos pacientes podem ter olho seco após a operação, estatística nada desprezível, tendo em vista que mais de um milhão de pessoas no mundo realizam a cirurgia por ano.

A operação consiste no corte de uma fina camada da córnea, que permite a passagem do laser, que remodela a córnea de acordo com o que precisa ser alterado no olho do paciente. O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira, diz que a cirurgia tem resultados ótimos quando bem indicada.
lasik.jpg
Procedimento da operação (Lasik)
“É uma das operações mais feitas no mundo. Por isso, é claro que tem também um número maior de complicações, inerentes a qualquer cirurgia”, defende Moreira.

COMEMORAR SEMPRE AUMENTA O AUTO-ESTIMA

PEQUENAS VIBRAÇÕES DEVEM FAZER PARTE DA VIDA. ELAS AJUDAM A VENCER O PRÓXIMO DESAFIO E DEIXAR A AUTO-ESTIMA LÁ NO ALTO.
É tão bom comemorar a última prestação do carro, 20 anos de casados, a formatura universitária, o primeiro emprego. São conquistas que merecem ser festejadas, afinal, um grande obstáculo foi deixado para trás. As simples vitórias do dia-a-dia, como ser elogiado pelo chefe, ceder o espaço para alguém no ônibus, fazer a pessoa que tanto gosta feliz, enfim, pequenos sucessos que ajudam a motivar o indivíduo também devem ser celebrados.
alegria_blog.jpg
Aqui vão algumas dicas para você aprender a festejar o que é pequeno, no entanto, tão importante quanto as datas especiais. Para quem deseja ter sucesso, todas as conquistas são especiais.

DEVER CUMPRIDO
Todas as ações afirmativas devem ser feitas com consciência crítica. Para a empresária Silvia Somenzi, diretora de uma empresa de planejamento estratégico, quando se valoriza o que se faz, mas com os pés no chão, fica-se mais aberto a novas tentativas, seja para melhorar, fazer diferente, se superar ou pela satisfação de tentar novamente. Isso também contagia as pessoas que estão a sua volta, pois você passa a encarar os seus passos como aprendizado e amadurecimento. Em longo prazo, garante Silvia, a comemoração faz você ser percebido como alguém que agrega valor e contribui para os resultados e objetivos que todos buscam. A empresária prefere compatilhar esses momentos de vitória com as pessoas mais próximas. “A medida que isso acontece, olho para trás e me lembro de cada passinho que foi dado para chegar até a conquista e isso é muito bom. Só quem andou todo o caminho sabe o valor de cada passo”, comenta.

E a sensação de dever cumprido é ainda mais forte quando a meta demora e se realizar, explica o trainer e coach Victor Duarte. “Mas quando chegamos ao final, só pelo fato de não ter desistido, é motivo de comemorar e sentir-se campeão.”

Teresinha Inácio, terapeuta transpessoal, concorda e complementa que, se deve estar atento para perceber as vitórias a serem comemoradas. “Por questões culturais, valorizamos demasiadamente o que vivenciamos de “ruim e informamos ao cérebro que somos incapazes de fazer diferente ou melhor”, afirma. “Ou se aprende agradecer o que se tem e a transformar cada momento num verdadeiro aprendizado, ou estará fadado a viver sempre de lamúria. Viver pode ser uma escolha agradável e divertida”, afirma Victor.

9 DICAS PARA FESTEJAR A FESTA EM QUALQUER VITÓRIA:
1- Acreditar, sem duvidar, que somos o resultado de pequenas e constantes evoluções diárias; mais ou menos como perder peso.
2- Realizar um balanço diário de cada dia, resgatando pontos de superação, como evitar brigas desnecessárias ou dar um pequeno avanço na aula de seu hobby favorito.
3- Tomar consciência sobre a importância das suas obras, da sua vida, para a sustentabilidade de todos a sua volta.

4- As comemorações, ou os “registros” de avanços devem ser feitos com naturalidade e sempre.
5- É possível escolher um ou mais temas e estimular pequenas metas, comemorando quando forem atingidas.
6- Estabelecer uma forma de presentear-se (a cada número fixo de conquistas, ou período) com presentes simbólicos ou materiais, mantendo uma coerência.
7- Vibre com os pequenos avanços e demonstre que isso é ser bem-sucedido: parar é muito mais fácil do que avançar.
8- Faça um brinde com a sua equipe e com um discurso de agradecimento. Pode parecer antiquado, mas agradecer a quem colabora nunca sairá de moda.
9- Se somos capazes de ter pequenas conquistas, elas podem ser ampliadas, isso diminui nossa ansiedade. É comemorando que aprendemos a comemorar, portanto, é se valorizando que aprendemos a nos valorizar.

MULHERES SOZINHAS, COMO SE COMPORTAR?

AQUI VÃO ALGUMAS DICAS DE COMO PODEMOS NOS COMPORTAR SE CHEGARMOS SOZINHA OU SOZINHO EM FESTAS, EM CLUBES ETC.
Sozinha na festa, e por que nâo? Justamente por ser um festão, as chances de se divertir, encontrar pessoas diferentes e aproveitar a noite aumentam consideravelmente. Assim que chegar, fique junto dos anfitriões até se situar melhor. Depois de algum tempo, ao notar outras pessoas conhecidas, aproxime-se delas e escute o que têm a dizer. Se for o caso, dê palpite, sim, puxe conversa e não deixe passar a oportunidade de engatar um bom papo.
mulher_2_ladyofmysterytop.jpg
Mas atenção: pode acontecer da conversa morrer depois de… digamos, dez minutos. Se for assim, peça licença, vá retocar a maquiagem e volte ao salão. Dê mais uma volta. Se a esta altura não localizar mais ninguém interessante, considere seriamente a possibilidade de voltar para casa. A festa é que estava ruim, com ou sem companhia.
Porém, pode acontecer justamente o contrário e você encontrar um homem sesacional ou fazer ótimos contatos profissionais. Aí, já pensou que grande oportunidade quase ia perdendo por pura insegurança?
Finalmente, cá entre nós, quando percebemos um homem sozinho, alinhado e discreto em qualquer lugar: uma pizzaria, boate ou uma disputa de partida de pólo entre a nobreza britânica, nossa reação não é a de admiração e interesse? Não ficamos com a imaginação à toda pensando como é que vamos fazer para abordar o sujeito ou que bom seria se ele olhasse um pouquinho para o nosso lado? Se estivéssemos com uma amiga, não começaríamos imediatamente a tecer comentários e imaginar a melhor maneira de chamar a atenção dele?
Pois, então! É preciso dar uma chance ao destino. Afinal de contas, por que é que conosco, mulheres lindas, poderosas e convenientemente desacompanhadas, haveria de ser diferente?

ENVELHECIMENTO, DICAS PARA AJUDAR A RETARDAR

QUE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA FAZ BEM À SAÚDE, TODO MUNDO SABE. UMA DAS VANTAGENS É QUE INGERIR CERTOS ALIMENTOS PODE AJUDAR A RETARDAR O ENVELHECIMENTO. A NUTRÓLOGA VALÉRIA GOULART, DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTROLOGIA (ABRAN), AFIRMA QUE HÁBITOS SAUDÁVEIS PODEM BENEFICIAR O CORAÇÃO, O BOM FUNCIONAMENTO CEREBRAL E AS FUNÇÕES VITAIS DO ORGANISMO.
003-073.jpg
VEJA ALGUNS TRUQUES:
1- O consumo de azeite de oliva extra-virgem e da casca de uva, por exemplo, ajuda a manter as artérias jovens. Já a aveia, previne o envelhecimento dos tecidos do coração e a castanha-do-pará, controla a produção de radicais livres, desacelera o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardíacas.
2- Ingerir salmão e grãos integrais, pelo menos três vezes por semana, contribui para um bom desempenho da memória. Comer fígado de boi, bife de soja e, eventualmente, gemas de ovo, otimiza as funções cerebrais.
3- Já a maça, possui flavonóides que garantem a proteção contra a perda da memória associada à idade. O tomate é fonte de ácido ferúlico, que impede a demência senil.
4 - Unir exercícios físicos e o cuidado na escolha dos alimentos pode garantir, além de longevidade, uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário