Blog Oficial

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Crianças com pais fumantes têm maior risco para pneumonia, bronquite e infecções do ouvido, alerta OMS


“Estudo da Organização Mundial da Saúde com 700 milhões de crianças que vivem com fumantes em casa revelou que elas apresentaram aumento de incidência de pneumonia, bronquite, exacerbação de asma, infecções do ouvido médio, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta”, alerta o Instituto Nacional de Câncer.
” Nos casos em que a mãe é fumante, estima-se uma chance maior (70%) para infecções respiratórias e de ouvido médio do que nos casos em que a mãe não é fumante. Esta chance torna-se mais elevada em crianças de até um ano de idade , se o pai for fumante. A chance aumenta mais ainda (50%) caso haja mais de dois fumantes em casa, convivendo com essas crianças.”

VAMOS REPETIR:
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtores de fumaça) por não-fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados.É a terceira maior causa de morte evitável no mundo, explica o INCA. Os efeitos em crianças são:

•maior freqüência de resfriados e infecções do ouvido médio;
•risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e exarcebação da asma.

- Em bebês:
• risco cinco vezes maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil);

•maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa

TRATAMENTO

Há diversas opções de tratamento para o tabagismo, que vêm se mostrando muito úteis para auxiliar o fumante no processo de abandono do cigarro, explica o site ACT -Aliança de Controle do Tabagismo, http://actbr.org.br . “Podem ser utilizadas separadamente ou combinadas e incluem:

• medicamentos específicos que atuam sobre a vontade de fumar

• terapia de reposição nicotínica (TRN) através de gomas de mascar, adesivos transdérmicos, spray nasal e inalante em aerossol

• terapia cognitiva comportamental

-estes métodos de tratamento estão disponíveis no Brasil, com exceção do spray nasal e inalante em aerossol

-a associação de recursos terapêuticos têm se mostrado o método mais eficaz para o tratamento, ou seja, combinar a terapia cognitiva comportamental com TRN e medicamentos eleva as possibilidades de sucesso no tratamento, mas cada caso deve ser avaliado individualmente

- estímulos externos podem ajudar o fumante procurar tratamento: apoio familiar, restrição à publicidade do tabaco e divulgação ampla de seus malefícios, restrições legais quanto ao fumo em ambientes coletivos. Atitudes muito críticas, depreciativas ou cobranças mostram-se ineficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário