Blog Oficial

terça-feira, 31 de julho de 2012

Como diferenciar dor de cabeça de AVC

Como diferenciar dor de cabeça de AVC


Por Dr. Alfredo Salim Helito



Os sinais que diferenciam um Acidente Vascular Cerebral (AVC) de cefaleia são dor de cabeça súbita e sem causa aparente; fraqueza nas pernas, na face e nos braços; perda repentina de audição edificuldade para enxergar ou andar; confusão mental súbita e dificuldade para falar e compreender outras pessoas. Nesse caso, o paciente ou seus familiares devem buscar socorro médico imediatamente. O AVC hemorrágico ou derrame cerebral é a maior causa de mortes no Brasil.


Já a cefaleia crônica pode ter ligação com o mau funcionamento dos sistemas muscular, vascular ou nervoso. A maioria é de origem muscular. Uma porcentagem menor das dores de cabeça pode ser causada por traumas, tumores e lesão do tecido, a chamada cefaleia aguda.


Entre as cefaleias crônicas está a enxaqueca – doença neurovascular – que atinge o sexo feminino em maior número. As mulheres sofrem mais de enxaqueca por causa do desequilíbrio hormonal durante as fases da vida, como a menstruação e a ingestão de pílulas anticoncepcionais.


Uma crise típica de enxaqueca é reconhecida pela dor que envolve metade da cabeça, piora com qualquer atividade física e está frequentemente associada à náusea, vômitos e desconforto com a exposição à luz e sons altos, podendo durar até 72 horas.


As dores de cabeça também podem estar relacionadas à tensão, estresse, cansaço, jejum, alguns alimentos, visão, hábitos posturais, pressão alta, gripe, sinusite, meningite, dengue, Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e Acidente Vascular Isquêmico ou infarto cerebral.






Nenhum comentário:

Postar um comentário