Blog Oficial

sábado, 21 de julho de 2012

Lâmpadas de Baixo Consumo - Perigo

Utilidade Pública – Lâmpadas de Baixo Consumo - Perigo


Atenção especial para as lâmpadas de baixo consumo, conhecidas também como Lâmpadas Eletrônicas .


Se alguma delas se partir, siga as instruções do Ministério da Saúde Britânico (visto que o nosso ministério não dá a mínima para nós mesmos) para evitar graves danos a sua saúde causados pelo mercúrio:





A recomendação é evacuar o ambiente e ficar ausente por, pelo menos, 15 minutos.


MOTIVO: elas contém mercúrio (venenoso), que, se inalado, causa enxaqueca, desorientação, desequilíbrio e outros males diversos com diferentes tipos de problemas que atacam a saúde animal e humana, em especial.


Tocar ou inalar a poeira branca que se desprende da lâmpada partida causa alergia, doenças de pele...


O Ministério da Saúde inglês alerta ainda: não usar aspirador de pó para limpar os restos da lâmpada quebrada, pois, ao ser usado novamente, o aspirador de pó espalhará a contaminação para outros ambientes da casa.


Use uma pá e vassoura ou escova comum para fazer a limpeza, jogue os restos em um saco plástico, amarre-o, para manter o refugo lacrado, e jogue-o no coletor de lixo para materiais perigosos.


Aviso: O mercúrio é perigoso e muito venenoso tanto quanto o chumbo ou o arsênio!


Geralmente quem foi intoxicado pelo vapor do mercúrio pode apresentar sintomas como dor de estômago, diarreia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento na gengiva, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência. Mas pode contaminar-se também através de ingestão. No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo dar causa a lesões leves e até à vida vegetativa ou à morte, conforme a concentração.


=

Então, como recolher / descartar os cacos da lâmpada:




1) Se possível use uma máscara evitando inalar o vapor do Mercúrio.


2) Use uma luva de borracha para pegar cuidadosamente os cacos da lâmpada quebrada, inclusive o que sobrou dela.


3) Coloque os cacos / sobras da lâmpada sobre um pano/flanela velha (nunca use jornal) embrulhando bem, e coloque (o pano com os cacos) dentro de um saco plástico. Amarre a boca do saco plástico.


4) Descarte o saco plástico (com os resíduos da lâmpada) em local adequado, algum ecoponto para descarte de baterias de celular ou pilhas comuns (lojas como a Leroy Merlin, Supermercados Pão de Açucar, tem este serviço).


Fonte: BBC-UK

http://architetandoverde.blogspot.com/2011/06/descarte-de-lampadas-eletronicas.html



As Lâmpadas Fluorescentes e seu impacto na Saúde Humana


Bruno Fernando Gianelli

Notícia publicada na edição de 25/01/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.


"Ninguém questiona o benefício da eficiência energética das lâmpadas fluores centes, mas o seu impacto pós uso não é sequer considerado"


Há pouco tempo, o jornal Cruzeiro do Sul relatou o descarte indevido de centenas de lâmpadas fluorescentes às margens do rio Sorocaba, sendo que cada uma dessas lâmpadas possui, em seu interior, em média de 15 mg de mercúrio.


Levando-se em conta também a grande quantidade, foram necessários mais de quatro contêineres para a retirada total das lâmpadas. Assim, o potencial de contaminação, não apenas no entorno do rio, mas também para a população que consome água e peixes, pode ser considerado muito grave.


Bruno Fernando Gianelli é professor universitário e aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp de Sorocaba, onde participa de vários projetos científicos e tecnológicos.


http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=44&id=388586







Nenhum comentário:

Postar um comentário