Blog Oficial

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os perigos da barriga saliente.




Essa gordura incomoda no espelho e ainda traz riscos à saúde



Por Ana Paula de Araujo



Pergunta 1: Qual é a gordura mais perigosa?

Nota: Visceral: Segundo Ivani Manzzo, especialista em Fisiologia do Exercício, a gordura é transportada pelo sangue o tempo todo. Como a gordura visceral está próxima das vísceras (o que inclui o coração), fica mais fácil ela grudar nas paredes dos vasos coronarianos. "Isso acarreta em uma diminuição do fluxo sanguíneo, além da placa de gordura poder se soltar e entupir vasos em outro local, como o cérebro, o que pode causar um acidente vascular encefálico", alerta a especialista.


Pergunta 2: Abdominal seca a barriga?

Nota: O exercício abdominal serve para fortalecer a musculatura do abdômen, mas não fará a barriga sumir. Segundo a personal trainer Cloe Celentano, esses músculos ficam abaixo da gordura e só aparecerão quando ela sumir. Para que haja queima de gordura, o metabolismo pede oxigênio abundante, o que acontece em exercícios de baixa intensidade e longa duração, como caminhada de uma hora. Sem ele, o organismo não queimará, necessariamente, gorduras, mas sim glicogênios, presentes no fígado e músculos.


Pergunta 3: É possível eliminar a barriga com lipoaspiração e abdominoplastia?

Não, eles não eliminam essa gordura.
Nota: Lipoaspiração e abdominoplastia podem sim cuidar da gordura subcutânea (de baixo da pele), ajudando na parte estética, mas ainda bem que não chegam perto da gordura visceral - a grande vilã. A sucção da lipoaspiração, explica a especialista em Fisiologia do Exercício Ivani Manzzo, não suga apenas gordura, mas também outros tecidos que não o adiposo, como pequenos vasos sanguíneos. Sendo assim, seria perigosíssimo realizar o procedimento perto das vísceras.


Pergunta 4: Qual a maneira ideal de queimar a barriga?

Nota: Não há discussão: o trio dieta balanceada, exercícios aeróbios e exercícios neuromusculares - séries localizadas que aumentam a massa magra, como a musculação - é a forma mais eficaz de combater a gordura visceral. "Dieta é o princípio de tudo. A pessoa deve consumir menos do que gasta, ter balanço energético negativo pra perder gordura", explica a personal trainer Cloe Celentano.


Pergunta 5: Quais alimentos influenciam no aumento da gordura visceral?

Nota: Açúcares e companhia: "Alimentos com alto índice glicêmico - açúcares, doces, álcool, refinados como pão branco e massas - levam a uma produção excessiva de insulina, que favorece o depósito de gordura visceral", explica o nutrólogo Roberto Navarro. Ou seja, a gordura vai direto para a barriga.


Pergunta 6: Quais pessoas estão mais propensas a desenvolver Síndrome Metabólica?

Nota: Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, o aumento da gordura visceral leva a uma maior produção de um grupo de substâncias chamadas "citocinas pró-inflamatórias" que, como estrago final, trazem a chamada Síndrome Metabólica. Esta consiste na queda do bom colesterol, aumento de triglicérides, elevação das taxas de glicose sanguínea, maior incidência de diabetes, aumento da pressão arterial e a manutenção da obesidade.


Pergunta 7: Qual a gordura corporal mais difícil de ser perdida?

Nota: Embora a gordura da ?barriguinha? esteja também em órgãos internos, a personal trainer Cloe Celentano explica que a perda de gordura acontece no corpo inteiro. Quando você emagrece, perde gorduras tanto das vísceras quanto do quadril e outras partes do corpo.


Pergunta 8: O que não pode faltar na dieta de quem quer diminuir a gordura visceral?

Nota: "Algumas substâncias diminuem a produção de citocinas pró-inflamatórias e, assim, diminuem a tendência de acumular gordura na barriga", explica o nutrólogo Roberto Navarro. São elas: gorduras poliinsaturadas - ômega 3 e 6, encontrados em peixes como salmão, atum e sardinha e oleaginosas -, gorduras monoinsaturadas - ômega 9, presente em azeite extra virgem e oleaginosas - e antioxidantes - selênio, vitamina E, vitamina C e betacaroteno de oleaginosas, óleos vegetais, frutas e verduras coloridas.


Pergunta 9: Hábitos da infância influenciam no acúmulo de gordura na barriga?

Nota: Tanto a genética quanto os hábitos da infância determinam não só a gordura visceral, mas de todo o corpo. A genética é culpada pela acumulação de gordura, que pode ser em braços, pernas, quadris ou barriga. Já em relação à infância, é nessa época que as células adiposas do corpo se formam, em especial dos 12 aos 13 anos. "No entanto, essas células também podem se multiplicar de acordo com a alimentação em idade adulta, mas só se houver muitos exageros", alerta a personal trainer Cloe Celentano.


Pergunta 10: Quem tem maiores tendências a acumular gordura na barriga?

Nota: Homens. A famosa "barriguinha" masculina tem um culpado: a testosterona. Além de hormônio, ela é gordura (hormônio lipídico) que age em vários tecidos, inclusive o adiposo. "A testosterona age mais no tecido adiposo da região do abdômen e, por isso, um maior depósito de gordura irá acontecer nesse local", esclarece a especialista em Fisiologia do Exercício Ivani Manzzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário