Blog Oficial

sábado, 21 de julho de 2012

Vitamina D, dicas e advertências

Como funciona a vitamina D


por Jennifer Brett, N.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Benefícios da vitamina D

A vitamina D tem uma série de utilidades importantes - tão importantes, que os Estados Unidos passaram a fortificar o leite para prevenir doenças como o raquitismo. A vitamina D funciona de várias maneiras quando entra no organismo, e também possui várias formas de auxiliar na regulação das funções do corpo e na absorção dos nutrientes.

Uma pesquisa mostra que muitos tipos de células de câncer têm pontos onde a forma ativa da vitamina D pode se unir. Então, quando a vitamina D se une, a replicação das células do câncer perde velocidade. Mas como o excesso de vitamina D é bastante tóxico, é difícil usá-la de forma terapêutica para tratar o câncer, exceto em situações de pesquisa.

Entretanto, a exposição diária ao sol para manter os níveis de vitamina D altos reduz o risco de câncer do cólon. Mas não exagere no bronzeamento - o câncer de pele está bastante associado ao sol!



2007 Publications International, Ltd.

A vitamina D controla se os minerais são depositados
nos ossos ou retirados deles, evitando ossos fracos ou moles


A vitamina D é útil na prevenção de osteoporose. Quando administrada junto com suplementos de cálcio, ela é capaz de fazer os ossos reterem o cálcio, e não liberá-lo.


A vitamina D também pode ter um papel importante na proteção das pessoas contra esclerose múltipla. Essa doença é tão comum nas latitudes mais elevadas que os pesquisadores estão estudando a possibilidade de a deficiência de vitamina D aumentar o risco de desenvolvê-la.


A vitamina D de uso tópico pode ser útil no tratamento da psoríase, limitando o crescimento das células anormais da pele. No entanto, esse tipo é vendido somente sob prescrição médica e pode ser muito caro.

A vitamina D também diminui os sintomas de algumas formas de artrite e, possivelmente, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 1 em crianças.


Se não estiver obtendo quantidade suficiente de vitamina D diariamente, você pode tomar suplementos. Na próxima seção, discutiremos os tipos de suplementos que existem e como saber se você precisa aumentar sua dosagem de vitamina D.


Embora a exposição ao sol seja uma forma de obter vitamina D, ela não é a única. Muitos alimentos contêm vitamina D - alguns, como o leite, até foram fortificados com essa vitamina. Na próxima seção, conheceremos os alimentos que são as melhores fontes de vitamina D.


Alimentos que contêm vitamina D

É evidente que a vitamina D é importante - mas como obtê-la? Realmente, a vitamina D pode ser produzida naturalmente pela exposição à luz do sol, mas ela também existe em alguns alimentos comuns. Entretanto, como fonte dessa vitamina, certos alimentos são melhores do que outros.

Alguns possuem uma quantidade significativa de vitamina D, naturalmente, e são alimentos que talvez você não queira exagerar: manteiga, nata, gema de ovo e fígado. Mas existem algumas boas fontes dessa vitamina. Todo tipo de leite, inclusive o desnatado, pode ser fortificado com vitamina D em cerca de 100 UI por xícara. No Brasil, essa fortificação não é obrigatória. Alguns fabricantes também fortificam cereais. O óleo de fígado de bacalhau, como suplemento, possui aproximadamente 1.200 UI de vitamina D por colher de sopa. Entretanto, ele deve ser usado com cuidado como um suplemento alimentar, pois também contém níveis elevados de vitamina A, que pode ter efeitos tóxicos.


A gema do ovo é uma boa fonte de


vitamina D, mas não é um alimento muito


saudável para se comer em excesso


Uma pessoa de pele clara pode produzir quantidade suficiente de vitamina D se ficar exposta ao sol apenas 20 a 30 minutos por dia. Seria necessário cerca de três horas para uma pessoa negra produzir a mesma quantidade de vitamina, pois o pigmento da pele filtra os raios ultravioleta.


Você não pode exagerar na dose de vitamina D proveniente do sol. Evidentemente, você pode tomar bastante sol, aumentando o risco de câncer de pele. Infelizmente, como os protetores solares filtram os raios ultravioleta que queimam a pele, eles também bloqueiam a produção de vitamina D. Ficar exposto ao sol com a pele desprotegida no início da manhã ou no final da tarde resolve os dois problemas.


Nuvem, poluição, roupa e até vidro de janela também filtram os raios. Pessoas que ficam confinadas à casa, que cobrem boa parte do corpo quando saem à rua, de pele negra e aquelas que vivem em climas nublados em latitudes mais altas têm mais probabilidade de apresentarem deficiência de vitamina D. Essas pessoas devem obter a vitamina por meio de alimentos.


Aqui vai uma tabela com os alimentos ricos em vitamina D:

Fontes de vitamina D


Quantidade

Vitamina D (mcg)

Salada de atum 1 xícara 7,5

Leite desnatado 1 xícara 2,5

Leite 1 xícara 2,5

Substituto do ovo 1/2 xícara 2,1

Gemada 1/2 xícara 1,5

Cereal Total 1 xícara 1,2

Iogurte, pobre em gordura 1 xícara 1,2


Fontes de vitamina D

Quantidade

Vitamina D (mcg)



Suplementos de vitamina D

Todo mundo precisa de vitamina D - mas quanto? E se você não estiver conseguindo obtê-la com sua dieta diária, como saber onde encontrá-la? Você pode acabar exagerando na dose de vitamina D; por isso, tome cuidado.

Na verdade, ela é a mais tóxica de todas. Apenas dez vezes a quantidade necessária - 50 mcg - pode ser tóxica para crianças. Os sintomas da overdose incluem diarréia, náusea e cefaléia. A complicação mais grave é o aumento dos níveis de cálcio no sangue que o excesso de vitamina D pode causar. Essa condição pode levar a depósitos de cálcio nos rins, coração e outros tecidos, causando lesões irreversíveis.


2006 Publications International, Ltd.

Os suplementos de vitamina D geralmente


são recomendados para bebês que


mamam no seio e vegetarianos


Os bebês que mamam no seio usualmente recebem suplementos de vitamina D. Os bebês que tomam leites preparados, por outro lado, recebem a quantidade recomendada de vitamina D em fórmulas comerciais infantis e não precisam de suplementação adicional. Os vegetarianos que não ingerem laticínios ou ovos, ou que não ficam expostos ao sol por tempo suficiente, devem pensar no uso de suplementos de vitamina D.


O tratamento padrão para o raquitismo é uma dose razoavelmente alta de vitamina D dada sob supervisão médica. Os médicos dão a forma ativa quando a conversão da vitamina D para a forma ativa de dihidroxi é inadequada, possivelmente, devido a hepatopatias ou nefropatias.


Aproximadamente 400 mcg diários são suficientes para a prevenção da osteoporose.


A vitamina D é um elemento crucial de qualquer dieta saudável - seja através do sol, de alimentos, como o leite, que pode ser fortificado com vitamina D, ou de suplementos, pois é importantíssimo obter a quantidade necessária. Entretanto, você também pode ingeri-la em excesso, o que é perigoso. É importante prestar atenção na fonte de onde você está recebendo a vitamina D e na quantidade que está consumindo, além de ter cuidado com os sintomas da overdose de vitamina D, que incluem diarréia, náusea e cefaléia.


Além da vitamina D, outros suplementos podem ser usados para melhorar a dieta. Alguns deles são listados abaixo.

A vitamina E é um antioxidante nas células e tecidos do corpo, combinando-se ao oxigênio e destruindo os radicais livres. Descubra mais sobre a vitamina E em Como funciona a vitamina E.


A vitamina B3 ajuda a transformar proteínas, carboidratos e gorduras em energia. Aprenda mais em Como funciona a vitamina B3.

A vitamina K afeta principalmente o suprimento de sangue do corpo e a velocidade com que ele coagula. Como funciona a vitamina K pode dar mais detalhes sobre a forma como essa vitamina ajuda na regulação do sangue no corpo.

O ácido fólico funciona como uma coenzima durante muitas reações no corpo e tem um papel importante na formação de novas células. Aprenda mais sobre esse importante elemento em Como funciona o ácido fólico (em inglês).

Descoberta apenas há 60 anos, a biotina auxilia em várias reações metabólicas. Saiba mais em Como funciona a biotina (em inglês).


Para conhecer as muitas vitaminas em nossa dieta, saber a quantidade que deve ingerir e onde encontrá-las, acesse a página Vitaminas.

SOBRE O AUTOR

A Dra. Jennifer Brett é diretora do Instituto de Acupuntura da Universidade de Bridgeport (em inglês), onde também trabalha como professora na Faculdade de Medicina Naturopática. Líder reconhecida em seu campo, com vasta experiência no tratamento de várias doenças utilizando medicamentos botânicos e nutricionais, a Dra. Brett apareceu no WABC TV (NYC) e no Good Morning America para discutir o uso de plantas na saúde.

Se você não consegue obter vitamina D suficiente, pode ocorrer uma série de problemas de deficiência. Na próxima seção, discutiremos o efeito negativo que a falta de vitamina D pode ter nos ossos e no corpo em geral.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário