Blog Oficial

domingo, 11 de março de 2012

Purificador de água: fique atento


Teste da Pró teste




Purificador de água: fique atento
Nosso teste detectou filtros que adicionam metais pesados, criam ambientes que favorecem o crescimento de micro-organismos e reduzem insatisfatoriamente bactérias e cloro.
Errata
A primeira versão deste material informava, de maneira incorreta, que os purificadores Brastemp e Europa também não haviam sido aprovados em nosso teste. A PROTESTE reforça que os purificadores da Brastemp e da Europa foram aprovadosapós uma segunda rodada de testes e não foram eliminados em nossa avaliação.
A água que você bebe em casa pode não ser tão limpa quanto você pensa. Pior: periga estar prejudicando a sua saúde. Essas são duas das várias conclusões preocupantes a que chegamos após testarmos os principais purificadores de água do mercado, presentes em 50,3% dos lares brasileiros.
Dos cinco modelos avaliados, um adiciona metal pesado à água, outro tem um ambiente criador de micro-organismos e os mesmos se mostraram incapazes de reduzir cloro e bactérias aos níveis indicados. Além disso, eles promovem propaganda enganosa.

Purificador é eliminado por presença de metal pesado
O resultado mais preocupante envolve o purificador da Ulfer, eliminado do teste.  Detectamos na água tratada por ele uma quantidade de prata 14 vezes a máxima permitida por lei. Esse metal não é eliminado pelo organismo, podendo causar, em casos de alta taxa de ingestão, distúrbios como a Argiria, que deixa a pele com um aspecto azulado/acinzentado. 
Já o da Electrolux tem um ambiente que facilita a proliferação de micro-organismos, principalmente no final da vida útil do elemento filtrante. A concentração inicial de bactérias colocadas na água aumentou em mais de 10% após a passagem por esse filtro, piorando assim a qualidade da água. O Electrolux também foi eliminado do teste por causa disso.
 
Purificador Ulfer: água perigosa Electrolux: bactérias em excesso
Dois produtos não reduzem satisfatoriamente a quantidade de cloro
Os purificadores dessas duas marcas voltaram a apresentar problemas no teste de redução da quantidade de cloro. O da Electrolux diminuiu essa substância em apenas 57%, contra os 62% do Ulfer (a classificação informada pelo produto é de um aparelho que eliminaria no mínimo 75% de cloro). 

Isso constitui uma informação falsa sobre o que é oferecido, já que esses modelos estão sendo comercializados em uma categoria acima da que realmente estão. No outro espectro, os aparelhos da Latina (99% de redução de cloro) e da Brastemp (97%) foram considerados muito bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário