Blog Oficial

quinta-feira, 1 de março de 2012

Dica : Como limpar o azulejo e clarear o rejunte


Pisos e azulejos facilitam bastante a limpeza de cômodos como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Porém, os rejuntes precisam de cuidado especial porque podem acumular poeira, mofo, gordura, restos de comida e outros resíduos, comprometendo a higiene e a aparência do ambiente.

imageCom os avanços tecnológicos, hoje não faltam produtos adequados para a limpeza de rejuntes, porém a fórmula certa para esse trabalho pode estar mais acessível do que você imagina. Algumas receitas caseiras podem ajudar você a manter suas paredes e pisos sempre bonitos e limpos.

► Faça o reparo do rejunte:

Se algumas partes do rejunte estiverem quebradas, antes da limpeza será necessário fazer o reparo. O site MdeMulher traz os passos para quem quer aplicar ou reparar os rejuntes, mas ainda não sabe por onde começar.
  1. Com uma chave de fenda, retire todas as partes do rejunte que estiverem soltas ou trincadas. Se for a primeira aplicação, pule para a segunda etapa.
  2. Escolha a argamassa e prepare a mistura de acordo com as instruções do fabricante.
  3. Limpe a parede com uma escova úmida. Usando uma espátula ou a sola de um chinelo de borracha velho, comece a preencher as juntas com a massa.
  4. Faça movimentos circulares em toda a superfície com a ajuda de uma esponja úmida, removendo do azulejo as sobras de argamassa. Tome cuidado para não afetar o rejuntamento já pronto. Complete a limpeza passando uma estopa seca no local.
  5. Para demarcar o rejunte, use um palito de churrasco e faça o friso das juntas. Aguarde uma hora e limpe a superfície com um pano limpo. Após dois dias, lave os azulejos.
Seu azulejo ficará com cara de acabamento novo!

► Limpe os azulejos:

Faça uma mistura de:
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre branco.
  • 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio.
  • 1/2 de amônia em um litro de água.
Misture bem e passe nos azulejos e pisos sujos ou encardidos. Deixe agir por 10 minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
Para remover respingos de tinta, use thinner e uma espátula para raspar o excesso.

► Limpe o mofo do rejunte:

image
Evite limpar os azulejos com sabão em pó. Além de caro, ele não tira toda a sujeira dos rejuntes e atrai mais mofo.
  1. Esfregue todo o azulejo com detergente líquido (de lavar louças), ele é excelente pra tirar a gordura) e ainda remover a parte "grossa" do mofo.
  2. Quando terminar e enxaguar, coloque água sanitária ou algum produto limpa limo entre os rejuntes e deixe por 10 minutos.
  3. Depois que o produto agir, basta esfregar.
No banheiro, a dica é fazer isso logo após o banho quente, porque o vapor da água “amolece” a sujeira, tornando mais fácil removê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário