Blog Oficial

quinta-feira, 1 de março de 2012

Fio terra em residências, dicas.


Dicas


Uso do fio terra em residências

Categoria: Segurança
Compartilhe esta dica:


 
O fio terra é de grande importância para garantir a segurança da residência. Um dispositivo "está aterrado" quando se conecta ao condutor designado à função de aterramento: o "terra" do circuito.
Passo 1
O que fazer: Um adequado sistema de aterramento ajuda a minimizar os danos em equipamentos elétricos, na eventual ocorrência de curtos-circuitos.

Passo 2
O que fazer: Todo circuito elétrico bem projetado e executado deve ter um sistema de aterramento.

Passo 3
O que fazer: Quando corretamente instalado, o sistema de aterramento minimiza os efeitos destrutivos de descargas elétricas (e eletrostáticas) em equipamentos elétricos. Além disso, protege os usuários de choque elétricos.

Passo 4
O que fazer: Por isso, as tomadas são dotadas de três pinos, sendo dois deles "fase" ou "fase e neutro". Já o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra.

Passo 5
O que fazer: A função do fio terra é recolher elétrons “fugitivos”. No entanto, muitas vezes as pessoas desconhecem sua grande importância para a segurança da residência.

Passo 6
O que fazer: O fio terra deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa, independentemente do local.

Passo 7
O que fazer: Isso possibilita que todo equipamento com fio terra seja conectado ao sistema de aterramento, sem a necessidade de conexões improvisadas e arriscadas, as famosas "gambiarras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário