Blog Oficial

sexta-feira, 16 de março de 2012

Curiosidades sobre a TPM


Curiosidades sobre a TPM

TPM
A tensão pré-menstrual é uma síndrome que atinge as mulheres nos dias que antecedem a menstruação. O conjunto de sintomas físicos e comportamentais, que ocorre em um quadro de TPM, influencia de forma significativa a vida da mulher, estes sintomas ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual e desaparecem logo após a menstruação.
A tensão pré-menstrual é muito complexa por envolver não somente sintomas físicos, mas também psicológicos e emocionais, porém entende-se que é provocada pelas mudanças nos níveis de progesterona e estrogênio, e estas interferem no sistema nervoso central.
Os sintomas mais comuns da TPM são cefaléia, retenção de líquidos, cansaço, ansiedade, depressão, desejo por doces e chocolates, irritabilidade, inchaço, dor nas mamas e aumento de peso. Quando os sintomas influenciam nas atividades habituais da mulher, mudando sua rotina, a TPM pode ser considerada como doença.
Algumas medidas de prevenção podem ser tomadas para amenizar os sintomas, como diminuir a gordura, sal, cafeína, açúcar, bebidas a base de colas, dieta rica em cálcio, magnésio, carboidratos, como cereais integrais, e a prática de exercícios, pois eles tendem a melhorar o humor.
Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário