Blog Oficial

segunda-feira, 12 de março de 2012

Limpeza do fogão, dicas.


Dicas para facilitar a limpeza do fogão




limpeza do fogão
limpeza do fogão

Hoje em dia o mercado oferece os fogões tradicionais, os de embutir e os cooktops, a questão é que manter a mesa de inox dessas máquinas de cozinhar com brilho e beleza, simplesmente não é tarefa fácil.

A limpeza é muito importante para o fogão, pois ao limpar o fogão corretamente, o consumidor garante a eficiência das funções do produto, como, por exemplo, o forno autolimpante. Essa novidade, introduzida no mercado de fogões na década de 80 e 90 pela Brastemp e Consul, respectivamente, veio para facilitar a vida das donas de casa, mas exige alguns cuidados na hora da limpeza. Confira as dicas das marcas:
Limpeza do forno autolimpante
Para remover o excesso de gordura do forno autolimpante, não é preciso esfregar. Basta utilizar um pano úmido ou esponja macia com detergente neutro ou um produto desengordurante.

Não se deve utilizar materiais abrasivos, como esponja de aço ou saponáceos, objetos pontiagudos ou cortantes, nem produtos de limpeza à base de soda cáustica ou silicone, para não causar riscos e manchas no fogão.

Além disso, todos os resíduos de produtos de limpeza devem ser removidos, com o cuidado para não deixar cair água ou sabão na tampa do forno, evitando prejudicar o queimador localizado sob o forno.
Limpeza das partes de vidro e partes esmaltadas
Embora sejam superfícies mais resistentes, os vidros e as partes esmaltadas podem riscar se forem limpos com materiais abrasivos ou com muita força. De modo geral, vale também a orientação de limpeza com esponja ou pano macio umedecidos em água morna e detergente neutro.

Apenas nas capas dos queimadores, nas grades da mesa e no chão do forno, recomenda-se a utilização de palha de aço. Nos modelos em que é possível remover o vidro interno da porta e o chão do forno, essas peças podem ser levadas à pia para lavagem com água e detergente, mas vale ressaltar que os itens devem ser removidos com cuidado, seguindo a orientação encontrada no manual de instruções.

Todo o resíduo de sabão ou detergente deve ser removido e todas as partes devem ser secas com pano seco e macio para evitar manchas.
Nunca é demais lembrar…
Antes de realizar qualquer limpeza, é preciso desligar o fogão da tomada e fechar o registro de gás. Além disso, as prateleiras devem ser retiradas e os restos de comidas acumulados, removidos.

Na limpeza do fogão, não devem ser usados produtos como cloro, água sanitária, querosene, gasolina, solventes, removedores, ácidos, vinagres, suco de limão, café, leite, água salgada e suco de tomate, pois podem manchar e danificar o produto. Também não devem ser usados materiais abrasivos, como esponja do lado verde, palha de aço e saponáceos em pó, além de produtos químicos agressivos, como limpa-fornos comerciais, pois podem riscar as superfícies. Objetos pontiagudos como pontas de facas, palitos e tesouras também não devem ser usados, para evitar danos ao produto.

Outra dica muito importante é sempre secar o produto, evitando o acúmulo de umidade e a possível oxidação do metal (pontos de ferrugem).
Para sujeiras mais difíceis, o ideal é limpar rapidamente o forno após o uso, assim que a temperatura baixar, caso tenha respingado gordura. Isso evita o acúmulo de sujeira e o cheiro desagradável de queimado, que também pode ser evitado protegendo os assados com papel alumínio.
O que é um forno autolimpante e como funciona o processo de eliminação de sujeira?

O  forno autolimpante é revestido com um esmalte catalítico bastante rugoso e poroso, o que faz com que a área da superfície aumente,  favorecendo a retenção de oxigênio necessário à eliminação dos vapores e dos respingos de gordura que se espalha e se difunde nessa superfície.
Em conjunto com a alta temperatura (200 – 300°C, comuns num processo de cocção no forno) a gordura é oxidada e eliminada na forma de gás ou na forma de um pó muito fino.

Porém, quando somente carnes são assadas no forno, a quantidade de gordura eliminada acaba sendo menor do que a quantidade acumulada, fazendo com que ocorram manchas de gordura que se depositam nas paredes do forno. Nesse caso, recomenda-se, então, a limpeza do forno autolimpante.
Bem espero ter ajudado a sanar algumas duvidas, se tiver mais duvidas, compartilhe conosco, é sempre bom conhecer outro ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário