Blog Oficial

domingo, 9 de setembro de 2012

Vinho tinto não alcoólico reduz pressão sanguínea

Saúde cardiovascular


    Ingerir a bebida, todos os dias durante quatro semanas, pode reduzir em até 14% os riscos de doença cardíaca e em 20% os de derrame.    
Os polifenóis presentes no vinho tinto ajudam a reduzir a pressão arterial


Consumir vinho tinto não alcoólico (vinho cuja quantidade de álcool fica abaixo de 0,5% do total) pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea em homens. Estudo publicado no Circulation Research, periódico da Associação Americana para o Coração, aponta que a ingestão da bebida, todos os dias durante quatro semanas, pode reduzir em até 14% os riscos de doença cardíaca e em 20% os de derrame.

O vinho tinto não alcoólico elevou os níveis de óxido nítrico, o que ajudou a reduzir a pressão arterial. O óxido nítrico é uma molécula presente no corpo que ajuda os vasos sanguíneos a relaxar, e, assim, permite que mais sangue consiga chegar tanto ao coração quanto aos demais órgãos. Os vinhos tintos alcoólicos e não alcoólicos tinham os mesmos índices de polifenóis, um antioxidante que ajuda a reduzir a pressão sanguínea.


No estudo, foram acompanhados 67 homens com diabetes ou que tinham três ou mais fatores de risco para o coração. Todos consumiram diariamente uma dieta regular, acompanhada de uma das três bebidas: cerca de 300 mililitros de vinho tinto, ou a mesma quantia de vinho tinto não alcoólico, ou cerca de 90 mililitros de gim. Os participantes testaram todas os tipos de bebida por quatro semanas.

Enquanto estavam na fase de consumo do vinho tinto, os homens apresentaram pouca redução na pressão sanguínea. Não houve mudança na pressão quando eles ingeriram o gim. Após o consumo do vinho tinto não alcoólico, no entanto, a pressão sanguínea apresentou uma redução que diminuiu o risco cardíaco em 14% e o risco de derrame em 20%.

De acordo com a pesquisa, a quantidade de álcool presente no vinho tinto alcoólico enfraquece a habilidade da bebida em reduzir a pressão sanguínea. Os polifenóis, que está presente nas duas versões, são provavelmente os responsáveis pelo efeito benéfico do vinho.


POLIFENÓIS


São micronutrientes abundantes na dieta conhecidos por seu papel antioxidante. Ao proteger as células do organismo contra os danos causados por radicais livres, ele desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer. A substância já foi encontrada em outros alimentos, como chocolate, frutas roxas, vinho tinto e o chá verde.


MICRONUTRIENTES


São substâncias, como iodo e vitamina A, das quais o corpo humano necessita, em quantidades minúsculas (daí o nome), para produzir enzimas e hormônios essenciais para ter um desenvolvimento saudável






Benefícios do vinho tinto ao coração se devem tanto ao álcool quanto à uva
Devem ser ingeridos com moderação.

   
Vinho tinto: bebida representa benefícios à saúde cardiovascular devido ao álcool e também à uva

Pesquisa mostrou que cada substância exerce efeitos diferentes, mas positivos, na saúde cardiovascular.   Diversos estudos já relacionaram o consumo moderado de bebida alcoólica, em especial de vinho tinto, a benefícios para o coração. Uma das explicações está no fato de a bebida funcionar como antioxidante no organismo, produzindo efeitos positivos como a redução do risco de derrames cerebrais. Porém, nunca ficava claro se essa ação se devia ao álcool ou à uva presente na bebida. Um novo estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Barcelona, levantou essa questão e concluiu que tanto um quanto outro são responsáveis por essa melhora à saúde. Os resultados foram publicados no periódico The American Journal of Clinical Nutrition.   Participaram do estudo 67 homens com alto risco para doenças cardíacas. Primeiro, eles passaram duas semanas sem consumir bebida alcoólica alguma e, depois, tiveram que ingerir 30 gramas de vinho tinto ao dia, uma quantidade equivalente a dois copos, durante um mês. No mês seguinte, eles continuaram bebendo a mesma quantidade diária, porém, de vinho sem álcool. Durante todo o estudo, os pesquisadores aplicaram exames de sangue para medir os níveis de uma série de substâncias químicas relacionadas à formação de placas nas paredes das artérias e que funcionam como marcadores de inflamações.

Ao analisar os resultados, os pesquisadores observaram que, quando os homens consumiam vinho tinto alcoólico diariamente, eles demonstravam um maior nível de interlucina-10, uma substância capaz de diminuir a inflamação nas artérias. Isso, segundo os autores do estudo, sugere que o álcool sozinho é responsável por esse benefício.

Por outro lado, no período em que os homens beberam vinho tinto sem teor alcoólico, os exames de sangue revelaram que houve uma redução nos níveis de certas substâncias responsáveis por estimular a formação de placas nas paredes das artérias. Com isso, foi possível concluir que essa diminuição se deve aos polifenois vindos das sementes ou da casca da uva, e não ao álcool.

Com isso, os especialistas concluíram que tanto as uvas quanto o álcool, desde que consumido moderadamente, são bons para o coração e que, provavelmente, há uma forte vantagem em ingerir os dois juntos.



Não é para você


Apesar de a bebida alcoólica, com moderação, proporcionar benefícios para a saúde, ela não é indicada para todos. Existem pessoas que não devem ingerir quantidade alguma de álcool, já que os prejuízos são muito maiores do que as vantagens. Sinal vermelho para quem tem os seguintes problemas:

Doença hepática alcoólica: é a inflamação no fígado causada pelo uso crônico do álcool. Principal metabolizador do álcool no organismo, o fígado é lesionado com a ingestão de bebidas alcoólicas.

Cirrose hepática: o álcool destrói as células do fígado e é o responsável por causar cirrose, quadro de destruição avançada do órgão. Pessoas com esse problema já têm o fígado prejudicado e a ingestão só induziria a piora dele.

Triglicérides aumentado: o triglicérides é uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol, já que forma placas que entopem as artérias, podendo causar infarto e derrame cerebral. O álcool aumenta essa taxa. Portanto, quem já tiver a condição deve manter-se longe das bebidas alcoólicas.

Pancreatite: a doença é um processo inflamatório do pâncreas, que é o órgão responsável por produzir insulina e também enzimas necessárias para a digestão. O consumo exagerado de álcool é uma das causas dessa doença, e sua ingestão pode provocar muita dor, danificar o processo de digestão e os níveis de insulina, principal problema do diabetes.

Úlcera: é uma ferida no estômago. Portanto, qualquer irritante gástrico, como o álcool, irá piorar o problema e aumentar a dor.

Insuficiência cardíaca: por ser tóxico, o álcool piora a atividade do músculo cardíaco. Quem já sofre desse problema deve evitar bebidas alcoólicas para que a atividade de circulação do sangue não piore.

Arritmia cardíaca: de modo geral, ele afeta o ritmo dos batimentos cardíacos. A bebida alcoólica induz e piora a arritmia.




Redobre a atenção

Há também aqueles que devem ter muito cuidado ao beber, mesmo que pouco.Tudo depende do grau da doença, do tipo de remédio e do organismo de cada um.

Problemas psiquiátricos: o álcool muda o comportamento das pessoas e pode alterar o efeito da medicação. É arriscada, portanto, a ingestão de bebida alcoólica por aqueles que já têm esse tipo de problema.

Gastrite: é uma fase anterior à úlcera e quem sofre desse problema deve tomar cuidado com a quantidade de bebida alcoólica ingerida. Como pode ser curada e controlada, é permitido o consumo álcool moderado, mas sempre com autorização de um médico.

Diabetes: Todos os diabéticos devem ficar atentos ao consumo de álcool. A quantidade permitida dessa ingestão depende do grau do problema, dos remédios e do organismo da pessoa. Recomenda-se, se for beber, optar por fazê-lo antes ou durante as refeições para evitar a hipoglicemia.



CONHEÇA A PESQUISA


Título original: Differential effects of polyphenols and alcohol of red wine on the expression of adhesion molecules and inflammatory cytokines related to atherosclerosis: a randomized clinical trial

Onde foi divulgada: periódico The American Journal of Clinical Nutrition

Quem fez: Gemma Chiva-Blanch, Mireia Urpi-Sarda, Marisa Guillén, Rosa M Lamuela, Cristina Andres-Lacueva e Ramon Estruch

Instituição: Universidade de Barcelona, Espanha

Dados de amostragem: 67 homens com alto risco para doenças cardíacas

Resultado: Tanto o álcool quanto a uva presentes no vinho tinto são benéficos ao coração. De maneiras diferentes, ambos são capazes de reduzir a inflamação das artérias.




Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23



Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Romanos 14:21


Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. João 2:7,11

Nenhum comentário:

Postar um comentário