Blog Oficial

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como instalar um chuveiro elétrico



chuveiro elétrico



Se você não sabe como instalar um chuveiro elétrico fique de olho nesse post. Para aprender como instalar um chuveiro elétrico é bem simples, basta olhar atentamente para as especificações da sua ducha. Para instalar um chuveiro  é obrigatório e indispensável ter uma chave de testes para identificar qual o fio fase e qual o neutro e terra.



 O padrão de cores de fios é:
-azul para neutro 
-verde- amarelo para aterramento.
O restante de cores são para fase, fios retorno de lâmpada, mas isso tudo fica a critério do eletricista, então faça os teste sempre porque cada um faz a rede como bem entende.



Como usar uma chave de testes?


Pegue uma chave de teste encoste em um fio de cada vez, nunca encoste em outro fio ao mesmo tempo, coloque o seu dedo polegar na parte metálica no final da chave para ver se vai acender a luz que tem no interior da chave,faça isso em todos os fios que vão para o chuveiro.Esse teste é feito para comprovar que cada fio está ligado corretamente a rede elétrica interna,em alguns casos você notará que os fios tem cores diferentes,mas o verde ou amarelo são sempre o fio terra,já para saber qual é o fase é primordial realizar os testes porque o padrão de cores de fios já mudou algumas vezes e muitos eletricistas não atualizam esse padrão na hora de instalar a rede.


O próximo passo e desligar o disjuntor e marcar qual fio é o fase e qual é o neutro para poder ligar do modo certo e evitar a queima do chuveiro. Olhe na embalagem ou no chuveiro para ver qual cor representa os fios neutro, fase e terra do aparelho. Ligue os fios do chuveiro de acordo com os fios que você marcou quando fez o teste; use conectores de qualidade sempre, não importa o preço, pois chuveiro em curto é algo que você não vai querer ver e talvez nem veja os resultados. Aperte bem os parafusos dos conectores para que não haja aquecimento dos fios, una os fios o máximo que puder e nunca deixe um fio preso apenas por um pedaço. Nunca faça imendas em fios de chuveiro, isso é perigoso e pode custar uma vida.


Se no chuveiro da sua casa só tem dois fios, significa que você só tem os fios fase e neutro, portanto não tem o fio de aterramento. Se na sua casa a rede está desse modo é porque o eletricista não ligou um aterramento para seu chuveiro, o ideal é ligar um fio de aterramento para dar mais segurança.



Achei a foto acima na internet e a mesma retrata a situação citada acima,onde tem só dois fios na rede e o chuveiro tem três, sendo o verde o fio de aterramento.


Se não tem habilidades para realizar essa tarefa chame um profissional habilitado.


Ps: a parte hidráulica é simples, mas sempre use bastante fita veda rosca na hora de conectar o engate rápido do chuveiro para evitar vazamentos depois do chuveiro instalado


Atenção:


Não tenha preguiça de ler, leia muito e se ficar com dúvida deixe um comentário com a questão que está lhe deixando sem saber o que fazer e receberá a resposta certa, posso dizer exatamente o que fazer e sei o que falo porque trabalhei muito com instalação elétrica.


Vou dar uma incrementada nesse post porque vi através das estatísticas de visitantes do blog, que tem muita gente que está buscando informação de como instalar um chuveiro corretamente, mas não leêm todo artigo e para complementar vou explicar em miúdos como instalar um chuveiro elétrico. Vou elaborar um questionário com perguntas e respostas mais comuns. Tenho visto que os visitantes chegam aqui com tags de busca como:

quantas fases instalar em um chuveiro?

Até onde sei, todo chuveiro 220 v utiliza somente uma fase, ou seja, você vai ligar fase rede + fase chuveiro, neutro rede + neutro chuveiro, terra rede + terra chuveiro. Redes com mais de uma fase se classificam em bifásica e trifásica, mas em todas elas se usa somente uma fase para instalar chuveiros, tomadas simples, chave de luz, etc.

Se você mesmo quer instalar um chuveiro, isso indica que você mora em uma casa com rede mono ou bifásica, portanto nem se preocupe em entender a rede trifásica porque esse tipo de rede é usada em indústrias e grandes comércios.

onde fica o fio terra do chuveiro?

O fio de aterramento de um chuveiro é facilmente identificado pela sua cor, por padrão NBR todo fio de aterramento é verde ou amarelo, logo todos chuveiros vem com os fios identificados em cores.


minha rede não tem fio terra para o chuveiro, o que eu faço?

Compre uma haste de aterramento de 2 mts com o conector de haste, cabo 4 mmverde suficiente para alcançar o chuveiro e a haste. Esses itens custam menos de R$20,00 os três, o que considero totalmente em conta já que é para a própria segurança, não precisa comprar a caixa de inspeção de aterramento(o balde). Enterre a haste no seu terreno e deixe uma "cabeça" de uns dez centímetros desenterrada, conecte o fio com o conector e aperte bem para que não afrouxe com o tempo. Passe o fio pela tubulação dos fios que vão até o chuveiro, mas se isso não for possível, sinta-se a vontade de passar o fio de aterramento por fora da parede e faça isso usando canaleta sistema x ou colando o fio na parede com silicone. Junte a ponta do fio de aterramento que acabou de criar com a ponta do fio terra do chuveiro. Detalhe: se você mora em local onde não tem terreno ou quintal, pode furar o chão e enterrar a haste e deixar bem junto ao chão porque não tem perigo algum, só se o chuveiro estiver em curto.



como aterrar um chuveiro?


Como expliquei acima, isso pode ser feito com a colocação de um fio terra .



Quais as cores padrão de fios do chuveiro?


As cores definidas por padrão para a fabricação de chuveiros é verde ou amarelopara terra, azul para neutro e o restante das cores para fase.




Que cor é o fio de aterramento?

O fio de aterramento pode ser verde ou amarelo, mas o mais comum é o verde.




Que conector usar para juntar os fios do chuveiro?

Eu sempre indico que seja usado um conector que tenha uma chapinha de cobre que compreenda todo fio, ou seja que aperte todo fio sem deixar sequer uma farpa para fora. Onde moro usamos o melhor conector que é o dersehn porque é exatamente o que atende ás qualificações que citei.



Como identificar os fios do chuveiro?

Para identificar os fios do chuveiro é fácil, olhe na embalagem, ela especifíca através das cores do fios qual sua respectiva função. Se não encontrar nada na embalagem,com certeza vai encontrar no corpo do chuveiro,procure bem porque alguns chuveiros tem as letras na mesma cor do revestimento.



Qual é o fio fase da rede?

compre uma chave de testes e encoste o dedo no parafuso que fica em cima da mesma, fique com o dedo no local e encoste em um fio de cada vez, o que acender a luz da sua chave é o fase , o neutro é o que não acende a luz da chave. Faça isso com o disjuntor ligado e depois desligue para poder trabalhar os fios na instalação do chuveiro.



Como instalar o chuveiro sem queimar a resistência?

Para não queimar a rsistência após a instalção do chuveiro é necessário deixar a água correr pela resistência na temperatura de verão, ou seja, sem a resitência acionada. Depois disso pode colocar a temperatura que quiser. Isso é feito para que a resistência não trabalhe a seco, evitando a queima. 


Outras dúvidas e sugestões na net

O disjuntor do meu chuveiro esta caindo =(?

pessoal nos compramos um chuveiro faz 2 dias e um chuveiro da Corona Banhão HC

ele é de
(6800 w)
(220 v)
é de controle ao alcance das mãos muito bom fui tomar banho nele um chuveiro ótimo quentinho mas estava frio, coloquei na temperatura +quente por que é de 4 temperaturas até ai blz =)
ai eu estava tomando meu banho bem quentinho quando der repente panqui! cai aquela água fria a minha costa ai que raiva eu torci as costa e falei uuuuu por que estava muito frio ai tive que sair do banho ai fui olha no disjuntor tava desligado os dois disjuntores do chuveiro são dois disjuntores do chuveiro os dois são de 30.
antes quando eu tinha o chuveiro rui que tinha que fazer manobra pra tomar banho nunca aconteceu isso por que será o que eu tenho que trocar será que pela voltagem eu tenho que trocar os disjuntores por um melhor flws!



Melhor resposta - Escolhida por votação

Então, o consumo do seu chuveiro é de 30,9A ( a conta é a seguinte: voltagem : tensão - 6800 dividido por 220 = 30,9), então bota um disjuntor de 40A, cabos de bitola(grossura) de 10mm, e pronto! nunca mais cairá o disjuntor. Só não bota um disjuntor muito maior que o chuveiro, tipo 50A, porque ele tá lá pra proteger, se ouver um curto e ele for muito maior, ele demora pra desarmar, oq pode matar quem estiver embaixo do chuveiro, então já sabe:
Disjuntor - 40A
Bitola(grossura) dos cabos - 10mm
Boa sorte!
Abraço

Fonte(s):

Engenheiro eletrônico



um chuveiro de potencia de 6800 W com 220V gera uma corrente de 30,9 A

se os disjuntores são de 30 certamente que vão desligar eles demoram a desligar pq geralmente em casa usa-se disjuntor retardado que demora um tempo a desligar pra utilizar em motores

o que vc precisa saber é 

que bitola de fio que vc utiliza? se a bitola do fio suportar por exemplo 35A, vc pode colocar um disjuntor de 35 A e utilizar seu chuveiro com muita alegria, agora se a bitola não suportar essa corrente vc tem que trocar a fiação também 

espero ter ajudado













46 comentários:

  1. ola.. meu chuveiro so tem dois fios... chamei um eletricista e ele colocou um pedacinho de fio entre os dois fios dentro da tomada e nunca deu problema. Porem agora depois de 4 anos levei choque no registro metalico de agua( o registro ta vazando um pouquinho de agua ) , mesmo com o interruptor da ducha desligado. Por que aconteceu isso?

    ResponderExcluir
  2. O Fio terra tem que ser aterrado adequadamente ou então nem coloca, o que este¨eletricista¨ fez ai foi burrice, tira este fio e chama um eletricista de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Tem chuveiro que vou usar duas fases e um neutro?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber porque pisca uma luz dentro do chuveiro ao ligar e desligar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a luminária está ligada na fiação do chuveiro; sendo que o correto é instalar rede de iluminação e tomadas independentes no quadro de distribuição com um disjuntor para cada um.

      Excluir
    2. essa luz de dentro do chuveiro é a faísca que sai quando os contatos elétricos de dentro do chuveiro se unem para levar energia à resistência.

      Excluir
    3. essa luz de dentro do chuveiro é a faísca que sai quando os contatos elétricos de dentro do chuveiro se unem para levar energia à resistência.

      Excluir
  5. meu chuveiro tem duas fases 110v para dar os 220v, só que uma esta dando 55v o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu solucionar aí ? Estou com o mesmo problema

      Excluir
  6. Moro em apartamento, em prédio antigo, 127v, não tem fio terra... O eletricista uniu o fio terra ao neutro. Quando estou com algum corte nas mãos sinto uns choquinhos. Como fazer aterramento no meu apartamento?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com o sindico para colocar aterramento no prédio e enquanto isso; não ligue o terra no neutro pois o fio velho ou aquecido ou com descarga de raio pode levar você a óbito.

      Excluir
  7. Em uma instalaçao em 220 V, é necessario clcr um interruptor no banheiro para o chuveiro (com uma rede separada) ou so uma rede separada ja serve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser um disjuntor la no padrao da casa msmo, so puxar uma fase (Disjuntor) so para o chuveiro !!

      Excluir
  8. Olá Pedro,
    Instalei um chuveiro em meu novo apartamento, conforme duas instruções. Mas ao ligar o chuveiro a chave DR imediatamente cai. Desconectei o fio terra do chuveiro e assim funcionou normal. Qual a sua opinião do que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  9. bom dia. A minha casa ja tem a instalação feita, toda interna, nesse caso, so compro o chuveiro e ponho na tomada e ja posso usa-lo?
    Rosemara

    ResponderExcluir
  10. Vinicius o seu DR ficou sem efeito nenhum para proteção contra choque elétricos. www.mamaeresolve.com.br acesse: http://mamaeresolvereparos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber ao certo, numa instalação de um chuveiro elétrico, o aterramento é feito em que fio; Fase ou Neutro, e o porque? pergunto isso pois já ouvi diversas opiniões à respeito e, confesso fiquei na dúvida. por favor me esclareça.

    Att.
    Luiz Carlos
    @LCOS
    25/10/2014;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Aterramento não é feito fase nem neutro. Lembrando que fase e neutro constituem a diferença de potencial para a circulação da corrente elétrica. Então, o Aterramento é conectado pelo fio verde do chuveiro (o 3°Fio) até a haste de ferro que esta fincada no solo. O aterramento, na verdade, é um escape de corrente.
      Espero ter ajudado.
      Atenciosamente,
      Tec. em Mecatrônica:João A. N. Boaroli

      Excluir
  12. Entao minha duvida e seguinte em minha casa era 127 entao os chuveiros estao ligados em 127 mas meu pai colocou mais uma fase fazendo um 220 so que ele que passar o chuveiro para 220 nesse caso como devo fazer para mudar pois o chuveiro esta ligado com um fio no neutro direto e outro no djuntor que vem da fase.
    Nesse caso o que faço tenho que usar um djuntor bipolar para levar as duas fases ao chuveiro ou pego dois djuntores um com cada fase e levo no chuveiro. Se alguem puder me ajudar pois gerou uma duvida.

    ResponderExcluir
  13. bom amigo sou eletricista e vou te ajudar,vc primeiro tem que olhar no quadro e identificar os
    dois fios que vão até o seu chuveiro vc vai ver um fio no dijutor que é fase e outro e neutro
    vc vai soltar o fio neutro do barramento e vai ligar ele no fio fase ai vc ja vai ter 220 mais tem
    que passar um fio verde e amarelo para fazer o terra e ligar no terra dentro do quadro ai vai ficar show agora se vc não possui um aterramento dentro do quadro vai ter que fazer um se não vai correr risco valeu 991001184 rio de janeiro rogério

    ResponderExcluir
  14. Super bem explicado, até eu agora sei como instalar um chuveiro.

    ResponderExcluir
  15. Amigo, minha dúvida é a seguinte: moro em prédio antigo, a fiação q sai da parede é antiga, aqueles fios grossos. Um eletricista disse q pra trocar, teria q quebrar a parede inteira. Conclusão: nenhum chuveiro dura em meu banheiro, os fios aquecem e derretem até q queimam o chuveiro. Como resolvo isso?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Amigo, minha dúvida é a seguinte: moro em prédio antigo, a fiação q sai da parede é antiga, aqueles fios grossos. Um eletricista disse q pra trocar, teria q quebrar a parede inteira. Conclusão: nenhum chuveiro dura em meu banheiro, os fios aquecem e derretem até q queimam o chuveiro. Como resolvo isso?

    ResponderExcluir
  18. Olá, me mudei para um apartamento onde a instalação elétrica do chuveiro é de 220v e meu chuveiro é de 127v. Isso pode danificar meu chuveiro, derreter os fios ou não aquecer a água adequadamente? Você me aconselha a comprar um chuveiro de 220v ou a instalar o chuveiro de 127v mesmo?

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas de instalação do chuveiro, porém depois que instalei notei que estava em um lugar calmo com todo mundo vestido de branco. Será que morri ?

    ResponderExcluir
  20. Minha filha comprou um apartamento....a caixa de fios onde será energizado o chuveiro, são duas fases de 110v (110v+110v) e um neutro. O chuveiro que ela tem é 220V . Pergunto: daria para ligar este chuveiro ...(110v -110v) ????

    ResponderExcluir
  21. Em minha casa tem ligação bifásica e o disjuntor do padrão de energia de 50 Amperes bipolar,quero instalar dois chuveiro 4600 W como fazer? Ligo os dois em 220 v ou em 110 v, se ligar em 110,ligo os dois em um mesma fase porem em circuitos deferentes? Qual disjuntor devo usar?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Eu fiz o teste no meu ap e os 2 fios brancos acenderam a luz da chave de teste, indicando que é 220v, certo? Nesse caso, os fios terra que saem da parede e do chuveiro, se ligam separadamente dos demais ou vão juntos com um dos brancos? Estou usando um conector. Abraço

    ResponderExcluir
  24. amigo muito bom, o post me ajudou bastante. Agora vou te dar uma dica como designer eu te indicaria substituir as cores do seu blog, pois quando se usa o fundo com esse tom e as fontes brancas, faz com que os usuários tenham que força mais a visão, fazendo com que os mesmos fiquem com "a vista cansada" e isso pode incomodar, se caso você queira que as pessoas consigam ler tudo até o fim te aconselho usar no fundo cores mais neutras e as fontes não tão contrastadas, para ficar mais prazeroso de ler, não veja isso como uma crítica por favor só estou querendo ajudar como você me ajudou com o seu artigo, se caso achar esse comentário ofensivo, peço desculpas e se possível pode ficar a vontade para apagar, se não somente me notifique que eu mesmo removo o mesmo. Abraços...

    ResponderExcluir
  25. Oi . Tenho uma duvida , estou tentando instalar o meu chuveiro lorenzetti mas tem 2 fios brancos e um verde , bom o verde eu sei que é o terra , mas como vou saber qual é o fase e o neutro se os 2 são brancos,e nao tem nenhuma etiqueta nele , pois foi trazido de um outro lugar .
    Me ajudem , obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode ligar qualquer branco do chuveiro em qualquer um da rede ou seja ,fase ou neutro.pois se trata de corrente alternada

      Excluir
    2. vc pode ligar qualquer branco do chuveiro em qualquer um da rede ou seja ,fase ou neutro.pois se trata de corrente alternada

      Excluir
  26. olá, eu estou com um problema aqui em casa:é o seguinte:os fios que vem do medidor até o QD são 6mm e o do chuveiro tambem,o chuveiro tem ligação individual no disjuntor de 32A,se tres pessoas da casa tomassem banho uma após a outra e dpois usar o secador de cabelo de 1000w depois de umas duas ou tres horas caia o dijuntor geral de 40A e eu ligava e dpois de 1 ou duas horas caia de novo, o que pode estar acontecendo o, meu chuveiro é de 6800w e eu ainda não fiz o aterramento,a minha rede é 220v

    ResponderExcluir
  27. olá, eu estou com um problema aqui em casa:é o seguinte:os fios que vem do medidor até o QD são 6mm e o do chuveiro tambem,o chuveiro tem ligação individual no disjuntor de 32A,se tres pessoas da casa tomassem banho uma após a outra e dpois usar o secador de cabelo de 1000w depois de umas duas ou tres horas caia o dijuntor geral de 40A e eu ligava e dpois de 1 ou duas horas caia de novo, o que pode estar acontecendo o, meu chuveiro é de 6800w e eu ainda não fiz o aterramento,a minha rede é 220v

    ResponderExcluir
  28. olá boa tarde, meu problema é o seguinte: os fios do meu chuveiro são curtos demais para alcançar os fios que saem da parede e neste caso deveria fazer uma emenda mas a minha dúvida fica em quais fios usar pára fazer uma emenda? pode ser qualquer um?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde!!! Moro em apartamento e no meu banheiro tem a instalação já pronta com tomada pra conectar o chuveiro, porém o chuveiro ganhei e não veio com tomada, nem sei se vem sou leiga qto isso, gostaria de saber o que devo fazer pra instalar, se coloco uma tomada ou se tem que tirar a tomada da parede e juntar os fios.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  30. Olá meu chuveiro esquento de mais a ponto de sair fumaça e sair Aqua muito quente .. a voltagem está certa mais não estarei o fio terra será por causa disso que aqueceu tanto o chuveiro

    ResponderExcluir
  31. Ola, eu moro em apto antigo,aonde eu vejo se meu apto tem aterramento? No disjuntor que fica no corredor? Outra coisa, o fio terra do chuveiro(vede) esta junto com o azul(neutro), como q tem q ficar o fio terra então? Pq nem todos os eletricistas acham isso perigoso e eu quero dizer p o eletricista fazer o q é o certo. Por favor me responda🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  32. minha ducha tem dois fios, um branco e um branco escrito , qual deles eu ponho no terra ou no fase neutro

    ResponderExcluir